Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

173 anos da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul

Publicação:

Por Edson de Oliveira Goularte - Secretário de Estado da Segurança Pública

Há 173 anos, em plena Revolução Farroupilha, um dos grandes marcos de nossa história social e política, nascia a gloriosa Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

Tenho a mais absoluta certeza que foram todas as circunstâncias daquela momento e daquela época, de muita dor e sofrimento mas também de extrema coragem, grandeza e determinação, que, significativamente, contribuíram no que vemos nos dias de hoje na nossa querida Brigada Militar de todos os Gaúchos e Gaúchas.

Uma Brigada Militar na permanente luta contra a violência e a criminalidade, não importando de onde venham os perigos e as ameaças. Uma Brigada Militar que não se deixa esmorecer pelo desgaste constante das atividades que seus integrantes exercem em prol da proteção da sociedade. Uma Brigada Militar presente e vigilante em todos os municípios do nosso imenso Estado, deixando caracterizado para toda a população a presença marcante da figura do Estado na sua mais absoluta grandeza.

Essa é a nossa Brigada Militar, orgulho e admiração de todo o povo gaúcho, detentora dos mais elevados índices de credibilidade e confiança concedidos pela população do Estado de modo geral, entre os mais diversos segmentos e organizações pelas quais a nossa sociedade se organiza.

Por tudo isso e muito mais ainda, a data de hoje, 18 de Novembro de 2010, merece ser destacada e comemorada com a maior intensidade possível principalmente porque se a Segurança Pública do Estado encontra-se nos dias de hoje muito melhor e mais bem vista pela população, é porque cada brigadiano e brigadiana e a Brigada como um todo tem muito a ver com os avanços e os resultados altamente positivos da pasta de Segurança na administração da Governadora Yeda Crusius.

Meus cumprimentos calorosos e meus parabéns a todos os integrantes da Corporação e que esta data seja cada vez motivo de maiores e constantes comemorações, os senhores merecem e a sociedade gaúcha agradece de coração e com muito amor.

Conteúdos relacionados

Secretaria da Segurança Pública