Secretaria da Segurança Pública

Bem-Vindo a este site.
1 de Setembro de 2014, 20:22

Buscar
Página Inicial  >  Boletim eletrônico mensal  >  Outubro 2012

Outubro 2012

13 de Novembro de 2012 às 11h11min

BOLETIM INFORMATIVO/ OUTUBRO 2012

 

SSP apresentou software para plano tático de segurança na Copa 2014

A Secretaria da Segurança Pública, por meio da Assessoria Copa 2014 (Ascopa), apresentou no dia 2, a ferramenta Gênesis aos relatores das 15 oficinas temáticas de Segurança para Grandes Eventos. Segundo a gerente de planejamento da Ascopa, delegada Luciane Bertoletti, esse programa é fundamental para inserir os dados que já estão sendo produzidos pelas oficinas temáticas.

IGP fez reunião com candidatos do concurso de 2008

O Instituto-Geral de Perícias (IGP), por meio do Departamento de Perícias do Interior, está realizando um levantamento técnico para definir as necessidades de seu efetivo e a capacidade de atendimento às demandas geradas. Essa é a posição oficial do governo do Estado. A informação foi comunicada a representantes da comissão formada por candidatos aprovados em concurso de 2008 pelo supervisor técnico e diretor-geral substituto do IGP, Paulo Leonel, em reunião no dia 3 de outubro. Ele esclareceu que os resultados do estudo serão apresentados em 2013. 

IGP criou sala especifica para confecção de retrato falado digital no DML

As mulheres vítimas de violência têm com mais um serviço disponibilizado pelo governo do Estado. A partir do dia 8 de outubro, o Departamento Médico Legal passou a contar com uma sala específica para que os fotógrafos criminalísticos possam ouvir as vítimas e fazer o retrato falado digital. Juntamente com a Sala Lilás, o espaço proporcionará mais privacidade e conforto para que a vítima relate as principais características físicas do agressor para que o fotógrafo criminalístico produza o retrato por meio do Sistema de Representação Facial. A ferramenta é fundamental para elucidação de crimes como estupro. Cerca de 80% dos casos são solucionados a partir da divulgação do retrato falado digital. 

Território de Paz Rubem Berta recebeu o III Seminário Regional de Diagnóstico de Rede

O III Seminário Regional de Diagnóstico de Rede foi realizado, no dia 10 de outubro, no Território de Paz Rubem Berta, no ginásio do Instituto São Francisco de Assis, em Porto Alegre. O evento foi uma iniciativa do RS na PAZ com o objetivo de analisar e discutir a atuação de todos os órgãos, governamentais ou não, que atuam com grupos vulneráveis nos Territórios de Paz para facilitar o encaminhamento das vítimas de violência para as redes de proteção social local.

SSP instaurou sindicância para apurar irregularidades na construção do presídio de Passo Fundo

Irregularidades no processo de licitação para construção de mais um presídio em Passo Fundo, iniciado no ano de 2007, serão apuradas pelo Departamento de Gestão do Conhecimento para a Prevenção e a Repressão a Corrupção (Degecor), da Secretaria da Segurança Pública. A sindicância administrativa, instaurada pelo Degecor, irá apurar possíveis faltas disciplinares praticadas por servidores públicos durante a tramitação do expediente. O processo de cinco mil páginas, em 15 volumes, apresenta indícios da prática de crimes como falsidade ideológica e fraude para obtenção de vantagens indevidas. 

Canoas recebeu a primeira Delegacia de Homicídios

Priorizar a investigação dos crimes contra a vida e reduzir a impunidade são os objetivos da primeira Delegacia de Homicídios de Canoas, instalada dia 17. O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels, acompanhado pelo Chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Junior, durante o RS na PAZ Comunidade - evento que reúne atividades desenvolvidas por secretarias e órgãos municipais e estaduais voltados à população dos Territórios de Paz. 

SSP lançou Patrulha Maria da Penha no Território de Paz Lomba do Pinheiro

As atividades do projeto Patrulha Maria da Penha iniciaram no dia 20 de outubro, no Território de Paz Lomba do Pinheiro. A cerimônia de lançamento contou com a presença do Governador, Tarso Genro, que destacou a importância da iniciativa. “É um projeto inovador e eficaz, é um exemplo e deve se expandir por todo o Estado. Projetos como esse que devemos implementar para dar efetividade ao enfretamento à violência contra as mulheres.” A proposta faz parte da Rede de Atendimento da Secretaria da Segurança Pública para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar. Também estiveram presentes o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e a secretária de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana.

 

SSP iluminou a sede em adesão ao Outubro Rosa

A Secretaria da Segurança Pública aderiu ao Outubro Rosa, do Instituto Imama do RS, no dia 24. O evento, que iluminou o prédio da sede da SSP, contou com a presença do secretário da Segurança Pública. Airton Michels destacou a importância da iniciativa. “É preciso que a população se conscientize da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e, dessa maneira, o tratamento seja eficaz. Disseminar esses atos que contribuem para a prevenção desta doença é fundamental e a SSP não poderia deixar de participar.” O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização da importância de detectar precocemente o câncer de mama. 

Lajeado recebe o 1º encontro com as servidoras das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública

O Fórum de Pró-equidade de Gênero e Raça/Etnia realizou, no dia 29 de outubro, em Lajeado, o 1º Encontro Mulheres e a Segurança Pública – Um tema para reflexão – com as servidoras das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública. O encontro, com o objetivo sensibilizar as servidoras sobre o empoderamento das mulheres na Segurança Pública, levantou discussões que trataram da questão de gênero, adequação dos equipamentos usados, nomenclatura dos cargos e demais adaptações.

Estado investe em melhorias de Delegacias de Polícia

O governo do Estado destinou R$ 6.618 milhões para reformas, ampliações e construção de novas delegacias de polícia, oferecendo melhores condições de trabalho para delegados e agentes e um serviço de mais qualidade para a população. A frota da Polícia Civil foi ampliada em 27% entre 2011 e 212, com a aquisição de 429 viaturas. Ao mesmo tempo, o aumento do efetivo nos municípios com maior volume de procedimentos provocou a diminuição de crimes. De junho a setembro, a força-tarefa para enfrentamento a homicídios aumentou em 94% a elucidação desses crimes em comparação ao mesmo período de 2011 nos municípios onde atuou — Alvorada, Caxias do Sul, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, São Leopoldo e Viamão.

 

 

 

 

 

 

Secretaria da Segurança Pública
Expediente

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda à sexta.
Rua Voluntários da Pátria, 1358/8º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Desenvolvido pela PROCERGS

Secretaria da Segurança Pública

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda à sexta.
Rua Voluntários da Pátria, 1358/8º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Fone.:(51) 3288.1900

Desenvolvido pela PROCERGS
 

Se desejar enviar este conteúdo para mais de um destinatário,
separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.
Campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.

*Nome do remetente
*E-mail do remetente
*E-mail(s) destinatário(s)
Mensagem
Limpar formulário
Enviar formulário
Secretaria da Segurança Pública

E-Mail: - Fone.:(51) 3288.1900