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Novo software e mais atendentes garantem maior agilidade ao Disque-Denúncia

11 de Outubro de 2013 às 10h47min

O 181 - Disque-Denúncia passou a operar com um novo software e com mais atendentes a partir de outrubro. Agora, os atendimentos estão mais ágeis e ainda contam com georreferenciamento das ocorrências.

A modernização não teve custo ao Estado, pois o programa de computador utilizado, considerado o mais moderno do país, foi criado pelo delegado Cristiano Ritta, que é técnico em processamento de dados e titular da Delegacia Especializada de Furto, Roubos e Capturas (Defrec) de Bagé. O serviço foi criado há 10 anos e, desde então, nunca havia sido atualizado.

Por meio do 181, qualquer pessoa pode telefonar e fazer a denúncia. A informação é registrada pelo atendente e enviada ao Departamento de Inteligência de Segurança Pública (Disp). A ocorrência é analisada e encaminhada ao setor responsável - Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe ou Departamento de Gestão Estratégica Operacional (Degeo). "Tudo isso em um clique", diz Ritta.

Conforme o diretor do Departamento de Inteligência de Segurança Pública (Disp), Nedson Ramos de Oliveira, a participação da população é fundamental para a eficiência desta ferramenta de investigação dentro do sistema de segurança pública. Ele lembra o caso de um dos homens mais procurados do Estado, que também participou do assalto ao banco em Cotiporã, em dezembro de 2012. "Denunciaram pelo 181 e ele foi preso na Zona Sul de Porto Alegre, logo em seguida".

No dia 30 de junho deste ano, mãe e filha foram mortas a facadas na Lomba do Pinheiro. Dia 2 de julho foi feita a denúncia e, na mesma data, o suspeito foi detido quando estava escondido em uma oficina mecânica do bairro Glória.

Cristiano Ritta afirma que, antes, a burocracia do processo gerava lentidão e muitas vezes não se obtinha retorno sobre a investigação dos casos. "Hoje é tudo em tempo real. O sistema, a cada 30 dias, acusa na Central as denúncias que ainda não foram elucidadas", explica. Nos casos em que há prisão, ela é informada automaticamente ao Disp, na Secretaria da Segurança Pública.

Georreferenciamento e estatísticas
Outro recurso incorporado no software é a análise estatística das denúncias. É possível cruzar dados quantitativos sobre as áreas com maior número de denúncias e as respectivas ações policiais e registros de ocorrências criminais.

O georreferenciamento criminal permite que esses dados possam gerar as áreas das cidades com maior concentração criminal (manchas criminais). "Se há denúncia de venda de drogas, o sistema já mapeia todos os pontos de tráfico no local", exemplifica Ritta. Segundo Nedson Ramos de Oliveira, esse tipo de informação permite um melhor gerenciamento dos recursos policiais e um combate mais efetivo ao crime.

Mais atendentes
O 181 também conta com mais atendentes, durante as 24 horas de funcionamento. São oito posições telefônicas das 8h às 20h e, das 20h às 8h, três atendentes. Em 2012 eram três, no máximo. A média de denúncias é de 100 por dia, durante a semana, e 30 nos finais de semana. A ligação para o 181 é gratuita e dá total garantia de anonimato e sigilo.

Texto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

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