Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Áreas Integradas de Segurança

A portaria SSP nº 086/2016, publicada no Diário Oficial do Estado em 30 de março de 2016, cria as Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). O projeto visa articular e racionalizar o trabalho desenvolvido pelas instituições vinculadas inseridas em uma mesma área de responsabilidade territorial. Com essa integração será possível aprimorar a eficiência e eficácia dos serviços prestados a população.

As AISPs são unidades territoriais básicas para fins de planejamento e execuções dos programas, das ações e operações policiais, com estabelecimento de metas e apuração dos resultados do emprego conjunto dos recursos de segurança pública. Cada unidade tem uma circunscrição de trabalho conjunto onde atuam os órgãos da Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, IGP e Corpo de Bombeiros Militar. A iniciativa  estabelece metas de produtividade, visando reduzir os índices de criminalidade através de monitoramento avaliado trimestralmente.

Cada AISP tem um responsável titular e um suplente indicado pelas instituições vinculadas. Ao todo, serão 34 unidades, compreendendo toda a área territorial do Estado.

Arquivos anexos

Secretaria da Segurança Pública