Após três anos, Estado volta a registrar queda no roubo de veículos

Em 29 edições da Operação Desmanche, foram apreendidas mais de 2,1 mil toneladas de sucata automotiva. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Claiton Silva/SSP

Os esforços para combater o roubo e o furto de veículos no Rio Grande do Sul começam a apresentar resultados. Os dados estatísticos da criminalidade de 2016, publicados no site da Secretaria da Segurança Pública nesta quinta-feira (26), registram queda em ambos os indicadores. Este fato não ocorria de desde 2013 no crime de roubo de veículos e desde 2011 no crime de furto de veículos.

No Estado, o furto de veículos apresentou redução de 3,5%, enquanto o roubo de veículos registrou queda de 2,9%. Isso representa 1.434 veículos a menos tirados de circulação pela ação de criminosos, em comparação a 2015. Em Porto Alegre, os resultados são ainda mais expressivos: houve redução de 13,3% no furto e de 14,3% no roubo.

Para o secretário Cezar Schirmer, o atual cenário reflete a efetividade do trabalho das polícias e da força-tarefa da Operação Desmanche, coordenada pela SSP e composta por Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Detran/RS. “Conseguimos dar início a um processo de desarticulação desta cadeia comercial ilegal, atingindo em cheio a receptação. Estancando a demanda por peças será possível reduzir drasticamente o roubo e o furto de veículos”, afirma.

Em 29 edições da Operação Desmanche, foram apreendidas mais de 2,1 mil toneladas de sucata automotiva. Ao todo, 46 estabelecimentos foram fechados e 37 pessoas presas, em 15 municípios. A expectativa é expandir ainda mais o raio de ação em 2017. “Já temos um bom número de municípios prospectados. Esperamos, ainda no primeiro semestre, dar início a operações nestas localidades”, assegura o tenente coronel Cesar Augusto da Silva, coordenador da força-tarefa.

Segundo semestre aponta para mudança de cenário

As medidas anunciadas pelo governo do Estado a partir do segundo semestre de 2016 representaram um diferencial na produtividade dos órgãos da Segurança Pública. A segunda fase do plano estadual – composta por ações como o aporte de horas-extras e diárias, investimentos em reaparelhamento e a antecipação do chamamento de policiais aprovados em concurso –, permitiu ampliar a capacidade operacional das instituições.

Como resultado, quase todos os principais indicadores criminais (homicídio doloso, furto, roubo, furto de veículo, roubo de veículo e latrocínio) registraram queda em relação ao mesmo período de 2015. A única exceção está no crime de homicídio doloso, com alta de 6,5%. Roubo e furto de veículos apontam redução de 17,9% e 11,1%, respectivamente. O crime de latrocínio, uma das principais preocupações da sociedade atualmente, registra queda de 13,2%.

“Estamos confiantes de que as ações já colocadas em prática, somadas ao aporte oriundo do Plano Nacional de Segurança Pública, darão início a um novo momento no combate à criminalidade em nosso Estado. Temos convicção de que 2017 será o ano da mudança”, finaliza Cezar Schirmer.

Faça o download de imagens em alta resolução aqui.