BM da Fonteira Oeste ganha 16 novas viaturas para reforço da Segurança

Viaturas reforçarão policiamento em 5 cidades: Uruguaiana, Livramento, Alegrete, Itaqui e São Borja. - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Por Mirella Poyastro e edição de Gonçalo Valduga/Secom

A Brigada Militar da Fronteira Oeste recebeu 16 viaturas, no final da manhã desta sexta-feira (13), para reforçar a segurança da região. O governador José Ivo Sartori e o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, entregaram as chaves dos nove veículos Toyota Corolla, das quatro caminhonetes Toyota Hilux e das três caminhonetes L200 Triton para a patrulha ambiental em ato na sede do 1º Batalhão de Policiamento de áreas de Fronteira da BM (BPAF), em Uruguaiana. O investimento é de R$ 1,8 milhão.

As viaturas serão distribuídas para cinco municípios: Uruguaiana (3 Corolllas, 1 Hilux e 1 L200 Triton para o Comando Ambiental); Santana do Livramento (2 Corollas e 1 Hilux); Alegrete (2 Corollas, 1 Hilux e 1 L200 Triton para o Comando Ambiental); Itaqui (1 Corolla); e São Borja (1 Corolla, 1 Hilux e 1 L200 para o Comando Ambiental.

Ampliação do investimento em segurança culmina com redução dos índices de criminalidade, que são prioridade para o governo. - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Os veículos integram o segundo lote adquirido pelo governo do Estado. Ao todo, de dezembro de 2017 e abril deste ano, foi investido R$ 25 milhões na compra de 230 novos carros para a Brigada. Os recursos são dos fundos Especial de Segurança Pública e de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, ambos dos Estado, e do Proinvest, da União.

"Segurança sempre foi uma prioridade para o nosso governo. Os resultados não aparecem do dia para noite, mas muita coisa já está acontecendo, como a redução dos índices de criminalidade no Rio Grande do Sul. Nunca tivemos medo de tomar atitudes e nunca perdemos a confiança. Temos certeza que estamos no caminho, construindo dias melhores para termos o Rio Grande que queremos", afirmou o governador.

Sartori: "Estamos no caminho certo, construindo dias melhores para termos o Rio Grande que queremos". - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Sartori enfatizou que além de investir em equipamentos e efetivo para as forças, o Estado trabalha, ao mesmo tempo, na prevenção da criminalidade. "As Cipaves (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) estão presentes em 2,4 mil escolas gaúchas. Viabilizamos reformas elétricas em 2 mil escolas estaduais em parceria com instituições de ensino superior".

"Ao fim deste ano o RS será um paradigma para o Brasil, pois o Estado está enfrentando as questões da segurança com integração das forças policiais, parceria com municípios e sociedade, e tecnologia", acrescentou o secretário Schirmer.

Participaram do ato o secretário adjunto da Segurança Pública, Everton oltramari; o comandante-geral da Brigada Militar em exercício, Mário Ikeda; o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Peterson Mello; prefeitos e vice-prefeitos da região, o deputado estadual Frederico Antunes; e vereadores.