Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Bombeiros atribuem redução do número de salvamentos a ações preventivas

Publicação:

Os primeiros 30 dias da 1º Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) registraram uma redução de 63,9% no número de salvamentos, em relação à média histórica dos últimos 10 anos. Somando as ações de salvamento no Litoral Norte, no Litoral Sul e em Águas Internas, foram contabilizadas 236 ocorrências, desde o dia 16 dezembro, quando a Operação teve início.

No Litoral Norte, foram registrados 171 salvamentos; no Litoral Sul, foram 14; e em Águas Internas, 51 ocorrências. De acordo com o comando do CBMRS, o baixo número de salvamentos deve-se às diversas ações preventivas realizadas nas praias, rios e lagoas. “O guarda-vida desce da guarita e faz um processo de interação com a comunidade, informando, orientando e trocando ideias. Passa informações necessárias aos banhistas, tanto sobre o mar, os ventos e as periculosidades que os locais de banho podem oferecer”, destacou o comandante-geral do CBMRS, coronel Cleber Pereira.

De acordo com o subcomandante-geral do CBMRS, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira, o Corpo de Bombeiros está com uma nova metodologia - intensificar a interação com os banhistas. “Isso está trazendo resultados positivos, como a redução de quase 64% no número de salvamentos. E o mais importante é que não tivemos óbito nesse veraneio até o momento”, declarou.

Com as novas estatísticas de salvamento do CBMRS, agora é possível traçar o perfil do 'salvado'. Segundo dados, o maior índice de salvamentos ocorre entre o público jovem, com idade entre 16 e 20 anos, que se banham geralmente no horário entre 14h30 e 19h, na praia de Torres, especificamente na guarita 10 (Praia da Cal). “O mapeando contribui para um trabalho mais qualificado para a próxima Operação Verão”, afirmou o comandante-geral.

Ações preventivas

Além das conversas e orientações dos guarda-vidas com os banhistas, o aprimoramento da sinalização está entre as ações preventivas do Corpo de Bombeiros. São seis bandeiras de sinalização, cada uma com uma cor que indica as condições de banho no local. A bandeira verde é sinal de 'mar bom'. A amarela corresponde a 'cuidados no mar'. 'Mar perigoso' é indicada pela bandeira de cor vermelha. A azul refere-se a uma 'pessoa encontrada' nas guaritas. A bandeira roxa sinaliza a presença de 'animais marinhos' na água. E a bandeira preta indica 'risco de morte'.

Uma das novidades dessa edição da Operação Verão do CBMRS são os flyers banners, adquiridos pela corporação, para delimitar a área de banho e orientar os banhistas para o local com menor risco. “É também uma questão fisiológica de tempo-resposta dos guarda-vidas ao sair da guarita. Eles têm um tempo de resposta muito mais rápido para corrida e entrada no mar”, garantiu o comandante-geral.

A utilização de novos equipamentos também é uma alternativa dos guarda-vidas para as ações de salvamento e prevenção. O CBMRS está adquirindo 10 quadriciclos que serão destinados ao serviço no Litoral Norte e Sul. Os equipamentos devem chegar ao RS nos próximos dias.

“Implementaremos o quadriciclo nas áreas onde não temos muita população, mas temos uma extensão territorial grande. Essa é uma inovação da Operação e, para o futuro, a ideia é utilizar drones para realizar o salvamento. Durante este ano, será feito um estudo mais detalhado, inclusive com parte prática, para que a gente consiga implementar no verão que vem”, assegurou o coronel Cleber Pereira.

Orientação começa já com as crianças

O projeto Guarda-Vidas Mirim é uma iniciativa do CBMRS voltada à orientação e à instrução de crianças, de seis a 12 anos, sobre os perigos e cuidados que se deve ter no mar, rios, lagoas e piscinas. A ação, totalmente gratuita, engloba conversas, informações sobre o mar, as bandeiras, profundidade da água, limpeza da praia e simulação de resgate. Já são 15 edições do projeto e mais de mil crianças atendidas.

Outra ação do Corpo de Bombeiros é a distribuição de pulseiras de identificação para crianças na beira-mar e nos balneários de águas internas. A iniciativa pretende reduzir as ocorrências de crianças perdidas. O material é gratuito e está sendo distribuído pelos guarda-vidas, ou pode ser retirado nas guaritas.

Projeto balneabilidade orienta os veranistas

Um site e um aplicativo sobre a qualidade das águas, condições de segurança para banho e previsão do tempo foi lançado nesta Operação Verão pela Fundação de Proteção Ambiental (Fepam), em parceria com o CBMRS e a Procergs. O Projeto Balneabilidade tem a finalidade de modernizar a comunicação com os veranistas.

A Fepam é a responsável por divulgar se as águas estão próprias ou impróprias para banho. O CBMRS oferece o serviço indicativo das condições de segurança para banho, nas praias, rios e lagoas do Rio Grande do Sul.

"O aplicativo da balneabilidade foi criado com o objetivo de facilitar a vida dos veranistas. Agora, é possível ter acesso a informações sobre a qualidade da água, as condições de segurança para banho e previsão do tempo na palma da mão", destacou a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini.

O serviço funciona nos sistemas Android e iOS. Para ter o aplicativo no celular, basta acessar o site balneabilidade.rs.gov.br e criar o atalho.

Texto: Cassiane Osório/Secom
Edição: Sílvia Lago/Secom

Secretaria da Segurança Pública