Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Cinco pessoas são presas em operação de combate ao tráfico de drogas em Rolante

Publicação:

Outros oito integrantes da mesma associação criminosa foram presos em de 30 de janeiro deste ano, na primeira fase da operação.
Outros oito integrantes da mesma associação criminosa foram presos em de 30 de janeiro deste ano, na primeira fase da operação. - Foto: Polícia Civil
Por Cecy Quadros Raicik

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a segunda fase da Operação Restart de combate ao tráfico de drogas em Rolante e região. Em ação da Delegacia de Polícia de Rolante, foram cumpridos 19 mandados judiciais nos municípios de Rolante, Taquara, Novo Hamburgo e Portão. Foram sete mandados de prisões preventivas, dois de prisões temporárias e dez mandados de busca e apreensão. Cinco homens, entre eles o líder do grupo, foram presos em Rolante e Portão. Também foram apreendidos maconha, material para embalar as drogas e balança de precisão eletrônica. Outros oito integrantes da mesma associação criminosa foram presos em de 30 de janeiro deste ano, na primeira fase da Operação. 

Segundo o delegado Vladimir Medeiros, na casa mantida como QG da quadrilha foram apreendidas provas do tráfico, inclusive anotações sobre distribuição e vendas. Na organização criminosa circulavam dezenas de milhares de reais por semana, e o montante ainda está sendo contabilizado pela equipe. Os indivíduos também são investigados por torturar usuário de droga que devia dinheiro a eles. As investigações obtiveram acesso ao vídeo gravado pelo grupo, que utilizou de extrema violência, inclusive queimadura, para torturar a vítima, exigindo que ela pagasse o que devia. 

Os integrantes da associação criminosa agiam nas regiões de Gramado e São Leopoldo e comandavam o tráfico de drogas em Rolante. As investigações, de cerca de sete meses, conseguiram apreender grande quantidade de droga da facção, além de armas e munições – relatou o delegado. 

Participaram da ação policiais da 2ª Região Policial, das Delegacias de Polícia de Rolante, Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Canela, Gramado e São Francisco de Paula, além de policiais da 3ª Região Policial, das Delegacias de Polícia de Portão e Estância Velha.

Secretaria da Segurança Pública