Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Confecção de carteira de identidade é disponibilizada para apenados da Cadeia Pública de Porto Alegre

Publicação:

Brigadianas passaram por treinamento oferecido pelo IGP/RS para a coleta de impressões digitas e captura de fotos 3x4.
Brigadianas passaram por treinamento oferecido pelo IGP/RS para a coleta de impressões digitas e captura de fotos 3x4. - Foto: Norberto Peres/Ascom IGP-RS
Por Norberto Peres/IGP-RS com edição de Ascom/SSP

Cerca de 60 apenados da Cadeia Pública de Porto Alegre poderão fazer a confecção de suas carteiras de identidade. Nesta quarta-feira (25), três servidoras da Brigada Militar que atuam na casa prisional iniciaram a primeira etapa do atendimento aos apenados que necessitam do documento em caráter de urgência. Elas receberam um treinamento do Departamento de Identificação do Instituto-geral de Perícias (IGP/RS) para a coleta de impressões digitais e captura de fotos.

A diretora do IGP/RS, perita criminal Heloísa Helena Kuser, esteve presente no local, acompanhada do diretor do DI, Guilherme Ferreira Lopes.  Eles visitaram as instalações preparadas destinadas aos trabalhos de coleta de dados. A diretora do IGP destacou a importância do trabalho integrado entre o instituto e a Brigada Militar. “A união das instituições para garantir esse direito aos apenados que não têm suas documentações em dia é muito relevante. É um documento indispensável no exercício da cidadania e, no caso das pessoas que cumprem pena, necessário para a requisição do auxílio reclusão em benefício dos familiares”, disse.

A equipe foi recebida pelo diretor da Cadeia Pública, tenente-coronel Marcelo Gayer, e pelas três servidoras que atuam diretamente no projeto, Simiana Saldanha, Clarice Tessle e Simone Souza. Segundo o diretor do DI, as carteiras prontas serão enviadas por correio no prazo de 12 dias. “Além desse documento tão importante como cidadão, os apenados também podem solicitar a carteira de nome social”, explicou.

Secretaria da Segurança Pública