Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Disque-Denúncia

Logos Disque181 original

Secretaria da Segurança Pública instituiu o programa Disque-Denúncia 181 sob o prisma de que nenhuma política de segurança pública terá sucesso enquanto não representar o resultado da participação efetiva de toda a sociedade no controle e redução da criminalidade e da insegurança.

Disque-Denúncia 181 surgiu, assim, como um número gratuito de telefone que atende a todo o RS, recebendo ligações de telefones fixos ou móveis, 24 horas por dia, sete dias por semana 24/7, traduzindo-se num canal seguro disponibilizado à população para qualquer informação de interesse da segurança pública, como (a) a atuação de quadrilhas e gangues, (b) abusos contra crianças, mulheres e idosos, (c) desvios e omissão de servidores públicos, (d) autoria de crimes, (e) localização de foragidos, (f) pontos de tráfico de drogas, (g) porte ilegal de armas, (h) maus-tratos e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial, seja a preventiva, seja a investigativa. 

Em todas as ligações é garantido o sigilo e o anonimato do informante, que recebe uma senha secreta para complementar, acompanhar e cobrar, a qualquer tempo, a tramitação da denúncia junto aos órgãos responsáveis. 
Também, contempla a Denúncia Digital 181, através do site da Secretaria da Segurança Pública, onde pode descrever, sem se identificar, sobre o(s) fato(s) denunciado(s), o(s) local(is) do objeto da denúncia e a descrição do(s) suspeito(s). A denúncia pela Internet pode ser feita no link Denúncia Digital 181.

Secretaria da Segurança Pública