Divulgados vencedores de concurso fotográfico que celebra 180 anos da BM

Foram selecionadas 20 imagens vencedoras e 16 fotos do acervo da Comunicação Social da corporação. - Foto: Everton Ubal/BM
Por Clelia Admar/BM. Edição: Gonçalo Valduga (Secom)

Foram conhecidos nessa sexta-feira (17) os vencedores do concurso fotográfico 180 anos - 180 olhares, que homenageia os 180 anos da Brigada Militar. A premiação buscou novos olhares, percepções e registros de momentos inusitados de policiais militares, captados por fotógrafos profissionais e amadores no Rio Grande do Sul. Foram selecionadas 20 imagens vencedoras e 16 fotos do acervo da Comunicação Social da corporação.

Na categoria profissional, o 1º lugar e menção honrosa foram para Jefferson Botega (Zero Hora) e o 2º para Rodrigo Ziebell (BM). Na categoria amador, o 1º lugar foi de Juarez de Andrade Junior (Porto Alegre); o 2º de Vanessa Tartarotti Wisintainer (Farroupilha); e o 3º e menção honrosa de Jackson Samuel da Rosa Cardoso (BM/Caxias do Sul).

Também receberam menção honrosa na categoria profissional: Charles Willian Santos Guerra (Santa Maria), Gabriel Machado Haesbaert (Santa Maria); Jorge Leão (Porto Alegre) e Robson Alves (BM/POA). Na categoria amador, receberam Cristiano Vargas dos Santos (Parobé); Jonas Henrique Spindler (BM/Novo Hamburgo); Leonardo Flores Cardoso (Porto Alegre) e Samuel Jeferson Arruda Cardoso (Porto Alegre).

Em nome dos vencedores, Jefferson Botega parabenizou os policiais militares que estão nas ruas em defesa da sociedade. Ele defendeu a postura dos profissionais que, mesmo em situações de risco, como incêndios, desabamentos ou outras catástrofes, estão muito perto do fato para narrá-lo. "Embora muitos não entendam, estamos ali para trabalhar e mostrar a realidade para a sociedade", afirmou.

Para o comandante-geral da BM, Andreis Silvio Dal'Lago, a arte de fazer imagens dá visibilidade ao cotidiano de brigadianos e brigadianas que normalmente passa despercebido. "A captura das imagens que vocês trouxeram traz ao mundo uma melhor compreensão do trabalho do policial militar", destacou. "Este concurso ajudou a trazer à tona os feitos destes homens e mulheres, renovando o objetivo que os move: ser a força da comunidade", acrescentou.

Livro sobre a trajetória

As imagens também vão compor um livro que resgata a trajetória de uma das mais tradicionais instituições gaúchas, com material de acervos do Museu da Brigada Militar e do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, da Comunicação Social da BM e de outras edições de concursos fotográficos.

Integraram a Comissão Julgadora representantes do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindijor), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc) e os profissionais Ricardo Chaves e Jorge Aguiar.

A iniciativa teve o apoio do governo do Estado, das secretarias da Comunicação e da Segurança Pública, e de entidades parceiras como Sicredi Mil, MBM Seguro de Pessoas, IBCM, Icatu, Fundação Brigada Militar e Go Image.