Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Empresas instaladas na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas, investem em tecnologia e responsabilidade socioambiental

Publicação:

A empresa Mundial Pufs é uma das empresas localizadas na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas
A empresa Mundial Pufs é uma das empresas localizadas na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas - Foto: Divulgação Susepe
Por Imprensa Susepe

A empresa Mundial Pufs, uma das empresas localizadas na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas, vai ampliar a mão de obra prisional. Serão mais 15 apenados que vão trabalhar na costura, colagem e montagem. A empresa investe em tecnologia e responsabilidade socioambiental.  Atualmente, passa por um processo de reestruturação na sua linha de produção e matéria prima. Utilizando materiais reciclados da industria calçadista, a empresa reutiliza materiais que anteriormente eram descarte da indústria de calçados, e assim, ampliou sua capacidade produtiva. Com esses avanços é possível poluir menos, ampliar a produção, e consequentemente, empregar mais.  A produção será destinada ao mercado nacional e internacional.

Para o diretor da CPA, Gustavo Schwarz, incentivar ao máximo o trabalho prisional é a forma efetiva do indivíduo privado de liberdade, reestabelecer os vínculos e o respeito com a sociedade. "Tomo como princípio o pensamento da falecida assistente social Maria Tavares "Não há criatura irrecuperável, mas sim, método inadequado." Já para o apenado, A.L. "é muito importante acreditarem em nós, novamente, preciso trabalhar aqui para ajudar minha família lá fora, e quando sair quero continuar trabalhando".

Oportunidades e parcerias

Na próximas semanas de março, outra empresa deve iniciar a instalação de sua área de produção para gerar mais 25 vagas de trabalho. As novas oportunidades vão garantir mão de obra de presos para empresas de marcenaria, móveis, estofados e de blocos de concreto. A meta da CPA é oportunizar mais de 130 vagas de trabalho.

Secretaria da Segurança Pública