Evento debate a segurança no Litoral Norte

Schirmer abordou as ações em desenvolvimento pela SSP e seus órgãos vinculadas
Schirmer abordou as ações em desenvolvimento pela SSP e seus órgãos vinculadas - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Texto: Claiton Silva/SSP
Torres sediou, nesta sexta-feira (19), o I Fórum Regional de Segurança Pública. O evento, que contou com a participação do secretário Cezar Schirmer, reuniu prefeitos, vereadores, gestores de segurança para o debate sobre o tema com foco na realidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O fórum foi organizado pela Câmara Municipal, em parceria com o Conselho Pró-Segurança Pública local. Entre os principais assuntos discutidos, destacam-se o uso da tecnologia de videomonitoramento, ações de prevenção primária e o reforço do efetivos das forças policiais na região.

Schirmer abordou as ações em desenvolvimento pela SSP e seus órgãos vinculados, com destaque para a garantia de policiamento ostensivo em todos os municípios gaúchos. “Trata-se de uma decisão do governo do Estado, no sentido de trabalhar a segurança em todos os aspectos. O efetivo mínimo em todas as cidades gaúchas visa, também, estreitar o relacionamento com as comunidades”, salientou.

A formatura de mais de mil PMs e de mais uma turma de policiais civis também foi citada pelo secretário, que reiterou os benefícios para o RS do ingresso de novos servidores. “Teremos condições de prestar serviços cada vez melhores. Mais policiais nas ruas significa ampliação da capacidade de enfrentamento ao crime e uma maior sensação de segurança aos cidadãos”, acrescentou.

O prefeito de Torres, Carlos Alberto Souza, destacou a preocupação da região com o policiamento em todo o Litoral Norte, tendo em vista o grande número de ocorrências mesmo na baixa temporada. “Estamos cientes dos esforços que estão sendo realizados em âmbito estadual, mas estamos aqui para apresentar uma demanda e uma luta de todos os municípios da região”, frisou.

O secretário também apresentou o projeto do Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). A iniciativa já conta com a adesão de 15 municípios, que representam cerca de 30% da população e do PIB do RS. “Não se muda a realidade do dia para noite, muito menos agindo de forma isolada. O SIM/RS visa maximizar as ações, através de um esforço conjunto no combate à criminalidade. De parte do Estado, daremos toda orientação, no sentido de compartilhas a expertise que possuímos, capacitando os agentes municipais e possibilitando aos gestores a oportunidade de ampliar as ações desenvolvidas pelas suas instituições”, assegurou.

O SIM/RS
A participação no SIM/RS ocorre através de assinatura de termo de cooperação. O documento estabelece as obrigações mútuas do Estado e dos parceiros. No entanto, a adesão ao sistema não é padrão: ela é construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos.

Entre as possibilidades de cooperação a partir da adesão ao SIM/RS estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.