Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Força Nacional apresenta nova tropa que atuará em Porto Alegre

Publicação:

O efetivo mobilizado para a continuação das atividades é de 120 homens e 20 viaturas - 19 picapes e um micro-ônibus
O efetivo mobilizado para a continuação das atividades é de 120 homens e 20 viaturas - 19 picapes e um micro-ônibus - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Claiton Silva e Lurdenir Matos

O comando da operação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em Porto Alegre (PMSP/POA Ostensiva) apresentou, nesta sexta-feira (20), a nova tropa que irá atuar na capital gaúcha. O ato ocorreu na Secretaria da Segurança Pública e contou com a presença do secretário Cezar Schirmer e do coordenador do Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) no Estado, tenente-coronel Cristian Dimitri Andrade.

A renovação de efetivo é um procedimento padrão da FNSP, uma vez que a tropa é composta por servidores das forças de Segurança Pública estaduais de todo o Brasil, que atuam por um período determinado e regressam às suas corporações de origem.

O efetivo mobilizado para a continuação das atividades é de 120 homens e 20 viaturas - 19 picapes e um micro-ônibus. Schirmer agradeceu o empenho do Ministério da Justiça para garantir a permanência da FNSP no RS. “Os representantes do Ministério sempre se demonstraram solícitos e compreensivos sobre a necessidade da permanência da Força Nacional no Estado”.

A FNSP atua no RS dentro do escopo do PNSP, desde março de 2017. Porto Alegre, Natal e Aracaju são as cidades-piloto do programa. Dentro das ações desenvolvidas, estão operações de combate a homicídios dolosos, feminicídios e tráfico de drogas, em área pré-estabelecidas pela SSP e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Schirmer avaliou a representação do reforço no Estado. “A presença da tropa no Rio Grande do Sul é mais uma ação de integração entre todas as esferas de poder para garantir a população Gaúcha o melhor serviço que podemos oferecer”, completou.

Secretaria da Segurança Pública