Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Gustavo Dal’toé: de salva-vidas mirim a policial militar

Publicação:

Esse tipo de trabalho preventivo é um dos focos das ações da Operação Golfinho da Brigada Militar.
Esse tipo de trabalho preventivo é um dos focos das ações da Operação Golfinho da Brigada Militar. - Foto: Foto: Everton Ubal/BM

Tornar os cidadãos, especialmente as crianças, multiplicadores de boas condutas nos balneários, é objetivo de todos os programas sociais desenvolvidos nessa época do ano, especialmente o Salva-vidas Mirim. Esse tipo de trabalho preventivo é um dos focos das ações da Operação Golfinho da Brigada Militar.

Criado no ano 2000, o projeto de salva-vidas mirim já formou milhares de crianças, entre elas, Gustavo Dal’toé, que participou de uma edição no ano de 2004, quando tinha dez anos.

O instrutor àquela época, capitão Isandré Antunes, oficial com 26 anos de experiência na atividade de salvamento aquático, comanda nessa temporada os salva-vidas de Capão da Canoa. Uma das guaritas sob sua responsabilidade é ocupada pelo soldado Dal’toé, hoje com 22 anos, policial militar e salva-vidas da Operação Golfinho. O reencontro, doze anos depois, foi celebrado por ambos, agora, colegas de atividade.

Na tarde de quinta-feira (21), em Capão da Canoa, os dois atuaram juntos no salvamento de um jovem de 13 anos. “É uma satisfação poder trabalhar com aquilo que gostamos”, relata Dal’toé, que pretende concluir a graduação na área de Direito e seguir a carreira como oficial da Instituição. O soldado também destacou a importância do exemplo na família, uma vez que seu pai foi policial militar, assim como tios e primos.

O capitão Antunes relatou a surpresa e satisfação quando recebeu a foto do ex-aluno participando de uma de suas instruções. “Nós buscamos levar conhecimento para prevenir que essas crianças e jovens se tornem vítimas; ter ultrapassado esse aspecto, e influenciado de maneira positiva na escolha profissional dele, é gratificante”, ressaltou o capitão Antunes.

Até a última quarta-feira (20), na 46ª Operação Golfinho, o Salva-vidas Mirim, que hoje é realizado pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, já formou 693 crianças em 18 edições do projeto.

Texto: Sgt. Sabrina Ribas/Brigada Militar

Secretaria da Segurança Pública