Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Mostra fotográfica Hefesto, alusiva à Operação Desmanche, é exposta na Transposul em Porto Alegre

Publicação:

Imagens foram registradas pelos fotógrafos Rodrigo Ziebell, Thanise Melo e Leandro Osório em operações em 2016 e 2017.
Imagens foram registradas pelos fotógrafos Rodrigo Ziebell, Thanise Melo e Leandro Osório em operações em 2016 e 2017. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Carine Bordin e Laura Xavier - SSP/RS

A exposição “Hefesto”, alusiva à Operação Desmanche, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), estará instalada a partir desta terça (27) na maior feira de transporte e logística do sul do país, a Transposul. O evento acontece até esta quinta-feira (29) na Fiergs, em Porto Alegre (Av. Assis Brasil, 8787).

Quem estiver no local poderá conhecer as 16 fotografias capturadas durante a ação da força-tarefa da Operação Desmanche, que atua desde fevereiro de 2016 e envolve Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As imagens foram registradas pelos fotógrafos Rodrigo Ziebell, Thanise Melo e Leandro Osório em edições da operação que ocorreram entre 2016 e 2017. A origem do nome da exposição se deu por “Hefesto” ser o Deus grego do fogo e da forja e protetor das atividades relacionadas ao metal.

Os cavaletes que sustentam as imagens foram construídos por detentos da Cadeia Pública de Porto Alegre, que participam do projeto "Arte Criativa", da Escola de Artes. A iniciativa foi criada a partir do interesse dos próprios apenados, que buscam a ressocialização através da arte.

A exposição foi inaugurada em março deste ano na Secretaria da Segurança Pública e, desde então, já esteve no Palácio Piratini, em maio, e no Hotel Plaza São Rafael, durante o 7º Fórum de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública, que ocorreu neste mês de junho, em Porto Alegre.

Operação Desmanche

Em 45 edições da operação, foram apreendidas cerca de 2.900 toneladas de sucata, 71 desmanches fechados e 51 pessoas presas. A força-tarefa já esteve presente em 21 municípios do estado: Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Portão, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Caxias do Sul, Capão da Canoa e Torres.

Secretaria da Segurança Pública