Novos PMs farão estágio supervisionado em regiões com maiores índices de criminalidade

Os soldados atuarão, já na próxima semana, em Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Litoral Norte e Serra. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Claiton Silva/SSP

Os novos soldados da Brigada Militar irão iniciar as suas atividades atuando por 60 dias nas regiões de maior índice de criminalidade do Rio Grande do Sul. Durante o período denominado estágio operacional supervisionado, os novos servidores reforçarão o policiamento ostensivo em Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Litoral Norte e Serra.

O processo inicia já na próxima semana. As atividades serão coordenadas pelos Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPOs) onde estão localizadas as escolas que ministraram a última edição do curso de formação.

O estágio operacional supervisionado parte de uma determinação do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. “Queremos que eles se ambientem trabalhando em municípios onde a experiência proporcionará condições de atuação em qualquer outra localidade do Estado”, afirma.

De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal’Lago, o efetivo será empregado em operações no modelo Avante, visando dar maior segurança às comunidades e reduzir os indicadores criminais dos municípios selecionados. "Após esta fase, serão encaminhados, gradualmente, aos seus batalhões de destino", explica.

PMs do interior retornam aos batalhões de origem

Os PMs que reforçaram o policiamento ostensivo nos últimos meses em Porto Alegre irão retornar ao interior. Atualmente, 343 policiais atuam na capital. Com o ingresso dos novos servidores, 204 retornam aos batalhões de origem. Permanecerão apenas integrantes de Batalhões de Operações Especiais (BOEs), estruturas que são subordinadas diretamente ao comando-geral da BM.

Policiamento reforçado no interior

Dando continuidade à política de efetivo mínimo implantada pela SSP, 155 servidores de nível médio que já compõem o quadro da BM serão realocados em 107 municípios do interior. Dessa forma, nenhuma cidade gaúcha terá menos de três PMs e municípios com população superior a quatro mil habitantes terão efetivo mínimo de cinco brigadianos.

Além disso, 30 brigadianos serão deslocados aos comandos rodoviários. "A formação de 1.018 PMs, somados ao efetivo de mais de 500 novos brigadianos que estão fazendo curso de formação e ao novo concurso com 6.100 vagas, nos possibilita ampliar as atenções também para o interior do Estado. Essa atenção começa com os 389 disponibilizados de imediato", conclui o secretário.