Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Avante Visibilidade tem saldo positivo

Publicação:

Operação resultou em 131 prisões, 731 veículos fiscalizados, sendo 63 atuados, 18 recolhidos e nove recuperados.
Operação resultou em 131 prisões, 731 veículos fiscalizados, sendo 63 atuados, 18 recolhidos e nove recuperados. - Foto: Polícia Civil
Por Clelia Admar/Ascom BM e edição de Leonardo Nunes/Secom

A Brigada Militar (BM) encerrou as atividades da Operação Avante Visibilidade em Porto Alegre com o registro de 131 prisões, 731 veículos fiscalizados, sendo 63 atuados, 18 recolhidos e nove recuperados.

 

A operação envolveu 150 alunos-soldados que participaram de estágio operacional supervisionado desde o começo de 2018 numa ação de visibilidade, combate, prevenção e repressão à criminalidade em pontos considerados estratégicos. Também foram apreendidas mais de 600 gramas de drogas, incluindo crack, maconha, cocaína e ecstasy, além de armas e dinheiro. 

 

O coordenador da operação, major Schoenfeldt, agradeceu e elogiou o trabalho dos alunos-soldados considerando bastante positiva a experiência. “Eles exerceram, na prática, o aprendizado que tiveram na Escola de Formação e Especialização de Soldados. Com postura policial militar nas ruas, num trabalho supervisionado, eles prenderam foragidos, abordaram pessoas suspeitas e, principalmente, ofereceram  percepção de segurança pública à população, com o exercício das funções de policiamento ostensivo e preservação da ordem pública. A comunidade viu neles não só alunos, mas  profissionais da segurança pública”, destacou. 

 

No total, cerca de 500 futuros soldados reforçaram o policiamento ostensivo também na Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Serra, Litoral, Central e Centro-Sul  do Estado oriundos das Escolas de Formação e Especialização de Soldados de Porto Alegre, Osório, Guaíba, Montenegro e Santa Maria.

Secretaria da Segurança Pública