Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Consórcio prende 18 pessoas e apreende armas e munições na Vila dos Papeleiros em Porto Alegre

Publicação:

A investigação durou cerca de um ano e apontou que quatro grupos criminosos eram responsáveis pelo tráfico na localidade.
A investigação durou cerca de um ano e apontou que quatro grupos criminosos eram responsáveis pelo tráfico na localidade. - Foto: Polícia Civil
Por Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), deflagrou nesta quinta-feira (25) a Operação Consórcio em combate ao tráfico de drogas na Vila Santa Terezinha, mais conhecida como Vila dos Papeleiros, na área central de Porto Alegre. Foram presas 18 pessoas, dois adolescentes apreendidos, além de armas, dinheiro, uma grande quantidade de munições e objetos sem procedência, possivelmente oriundos de furtos e roubos. 

De acordo com o delegado Guilherme Calderipe, titular da 1ª DIN/Denarc, a investigação durou cerca de um ano e apontou que quatro grupos criminosos eram responsáveis pelo abastecimento do tráfico na localidade. "Cada grupo utilizava o espaço por uma semana para o comércio ilícito, abastecendo os pontos de tráfico com drogas e armas", contou. As drogas eram distribuídas em média cinco vezes por dia, dependendo da demanda. Os líderes dos grupos, também forneciam armas para garantir o tráfico e coibir a ação de grupos rivais. 

O diretor de investigações do Denarc, delegado Mario Souza, apontou que as quatro facções se revezavam durante o mês no fornecimento das drogas, no local conhecido pela grande movimentação de usuários. "Eles mantinham um esquema semelhante a consórcio, revezando semanalmente a distribuição de entorpecentes e os lucros do tráfico, que é bastante intenso naquela área", disse. 

Além de combater o esquema de consórcio no fornecimento de drogas, a ação visa evitar que a Vila dos Papeleiros se torne uma espécie de cracolândia, já que é muito expressivo o número de usuários que circulam e consomem essa droga na região.  

Cerca de 350 policiais participaram do cumprimento de 51 mandados de busca e apreensão em 44 residências e sete estabelecimentos comerciais suspeitos de serem utilizados como ponto de tráfico e consumo, além de abrigo para os criminosos. A ação contou com apoio da Guarda Municipal de Porto Alegre, dos cães farejadores do Denarc e da Divisão de Apoio Aéreo (DAA) com o helicóptero da Polícia Civil que sobrevoou toda a área durante as diligências. 

 

Secretaria da Segurança Pública