Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Donatello I é deflagrada no combate a roubos e tráfico de drogas no Estado

Publicação:

A operação finalizou com 12 pessoas presas, drogas, arma, munições e dinheiro apreendidos.
A operação finalizou com 12 pessoas presas, drogas, arma, munições e dinheiro apreendidos. - Foto: Polícia Civil
Por Larissa Marafiga - Defrec/Bagé

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Bagé, deflagrou na manhã desta sexta-feira (21), a Operação Donatello I no combate aos crimes de roubo a residências e joalherias e tráfico de drogas. Foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão e nove de prisão preventiva em cinco cidades do Rio Grande do Sul. A operação finalizou com 12 pessoas presas, drogas, arma, munições e dinheiro apreendidos.

Segundo o delegado Cristiano Ritta, as 32 ordens judiciais foram cumpridas simultaneamente em São Leopoldo, Porto Alegre, Pelotas, Charqueadas e Bagé. “Nestas três últimas cidades, também foram cumpridas ordens judiciais dentro do sistema prisional”, contou. As investigações tiveram início após um roubo a joalheria ocorrido em meados de 2016 na cidade de Bagé. “As diligências apontaram que o grupo criminoso realizava assaltos a residências e joalherias, procurando obter vantagem econômica para subsidiar o tráfico de drogas”, acrescentou Ritta.

A ação prendeu oito pessoas preventivamente e quatro em flagrante delito por tráfico de drogas. “Um dos investigados que tinha mandado de prisão preventiva decretada não foi encontrado e está na situação de foragido”, conta Ritta. Foram apreendidos uma arma de fogo com numeração raspada, munições, muito dinheiro em espécie e quase quatro quilos de crack. “Nesta operação, foram apreendidos aproximadamente 10 mil Reais em dinheiro apenas na casa de um dos investigados, bem como foi realizada a maior apreensão de crack do ano de 2017 na cidade de Bagé”, complementa o delegado.

Participam da operação 90 policiais civis, com apoio da Brigada Militar e o auxílio de agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) nas ordens judiciais cumpridas em Pelotas, Charqueadas e Bagé, no sistema prisional.

Secretaria da Segurança Pública