Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operações de verão da Segurança Pública reduzem criminalidade no litoral gaúcho

Publicação:

Dos 17 indicadores criminais do litoral sul e norte, 12 apresentaram redução em comparação com o ano passado.
Dos 17 indicadores criminais do litoral sul e norte, 12 apresentaram redução em comparação com o ano passado. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Asscom/SSP

O balanço das operações de verão da Segurança Pública aponta para a redução da criminalidade no litoral do Rio Grande do Sul. O levantamento, referente à primeira fase dos trabalhos, encerrada em 31 de janeiro, foi apresentado ao secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, nesta quinta-feira (08), em Capão da Canoa, no litoral Norte do Estado.

Dos 17 indicadores criminais do litoral sul e norte, 12 apresentaram redução em comparação com o ano passado. Os dados mostram que latrocínios diminuíram 80%, homicídio doloso 1,6% e abigeato 44,8%. Furto e roubo a comercio também tiveram expressiva queda, com 19,3% e 25,7%, respectivamente. Os indicadores compreendem dezembro de 2016 e janeiro de 2017 e dezembro de 2017 e janeiro de 2018.

Roubo de veículos teve redução de 31,2%, com 125 casos no verão de 2017 e 86 neste ano. Os crimes envolvendo posse de entorpecentes apontaram crescimento de 33%, já tráfico de drogas reduziu 58,3%.

O secretário Cezar Schirmer salientou o avanço obtido em relação a 2017, destacando a atuação integrada das instituições. "Fico feliz em constatar que a redução nos indicadores está ligada ao trabalho em conjunto das nossas vinculadas. É o resultado do esforço daqueles que estão na ponta, garantindo a manutenção da ordem e da Segurança Pública, e da parceria estabelecida entre seus gestores", frisou.

secretário salientou o avanço obtido em relação a 2017, destacando a atuação integrada das instituições.
secretário salientou o avanço obtido em relação a 2017, destacando a atuação integrada das instituições. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Cada órgão apresentou as ações desenvolvidas neste veraneio e o planejamento para o resto da temporada, com ênfase no carnaval, que inicia neste final de semana. "Foi um momento de grande importância, para sabermos o que vem sendo bem sucedido e os pontos que ainda necessitam alguma atenção. O que foi exposto pelas corporações nos deixa confiantes de que atingiremos as nossas metas estipuladas, superando-as em muitos quesitos", disse o secretário adjunto da SSP, coronel Everton Oltramari.

Produtividade

Desde o início das operações de verão, foram realizadas 162 operações pela Polícia Civil e 256 prisões.  A Brigada Militar realizou 817 barreiras, resultando na fiscalização de mais de 47 mil veículos e 19 mil autuações. Além disso, 62.245 pessoas foram abordadas e 395 pessoas  presas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) não registrou nenhum óbito por afogamento até o dia 31 de janeiro. Foram feitos 350 salvamentos, o que representa 66% menos do que no ano anterior. Já as ações de prevenção aumentaram 84%.

O Instituto-Geral de Perícias destacou o aumento de 4% nos atendimentos dos postos de identificação, sendo Cassino o balneário com maior registro, com 1.813 casos.

Já a Superintendência de Serviços Penitenciários reforçou seu efetivo, visando atender a demanda crescente em virtude do veraneio. A Penitenciária Modulada Estadual de Osório teve ampliação de 5,4% no efetivo carcerário do litoral gaúcho. O valor foi ainda maior para o Presídio Estadual Feminino de Torres, com 27,3%.

Secretaria da Segurança Pública