Parceria com a Corsan viabiliza abertura de galeria do Complexo Penitenciário de Canoas

A estimativa é de que a conclusão das obras ocorra até a segunda quinzena de abril. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Claiton Silva/SSP

Uma ação integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) permitirá a abertura de uma galeria no Complexo Penitenciário de Canoas. A ação irá aliviar o quadro de superlotação das carceragens das delegacias de Polícia de Porto Alegre e Região Metropolitana.

A transferência de presos provisórios para o complexo será possível graças aos trabalhos executados pela Corsan, que assumiu a responsabilidade pelas obras de esgotamento sanitário da estrutura. "Após seguidas licitações desertas, contamos com a parceria e a proatividade da Corsan, que surge como um parceiro estratégico em um momento decisivo", avalia o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

A estimativa é de que a conclusão das obras ocorra até a segunda quinzena de abril. A agilidade do processo será possível pelo fato da Corsan ser a empresa concessionária local. "O sistema de abastecimento de água será ligado ao da cidade e o esgotamento sanitário será transportado para a estação de tratamento existente no município", explicou o diretor de Expansão da companhia, Marcus Vinicius Caberlon.

A rede de abastecimento de água e de esgotamento sanitário terá um custo aproximado de R$ 800 mil. A Susepe espera alocar até 128 detentos na galeria. Eles ocuparão o espaço até a inauguração do novo centro de triagem para presos provisórios de Porto Alegre, previsto para o segundo semestre. "O modelo Siscopen, técnica de construção utilizada para a construção do complexo, permitirá que utilizemos um número de agentes inferior aos das demais unidades, facilitando a lotação de servidores", salienta a superintendente, Marli Ane Stock.