Parceria na segurança fortalece atuação das polícias com 133 novas armas

No total foram 133 armas recebidas pelo Estado para a SSP - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Cassiane Osório/ Secom

Mais uma parceria entre o governo do Estado e a sociedade resultou no fortalecimento das forças de segurança do Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira (21), a empresa Taurus doou 133 armas à Secretaria da Segurança Pública (SSP) para qualificar a atuação da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil (PC) na ofensiva contra a criminalidade. A entrega ocorreu no Palácio Piratini e teve a presença do governador José Ivo Sartori.

Entre os equipamentos, estão as novas armas da linha T Series, especialmente desenvolvida para o mercado militar e policial. O pacote de doação contempla pistolas, submetralhadoras e fuzis modelo T4 calibre 5.56 Nato, cujo projeto é baseado na consagrada plataforma M4/M16, utilizada amplamente pelas forças militares no mundo e, principalmente, pelos países membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), por ser confiável, leve, de fácil emprego e manutenção. O investimento da Taurus é de R$ 685.720 mil.

Sartori celebrou mais esta contribuição da empresa, lembrando de outras parcerias firmadas nos últimos meses em prol da Segurança Pública, como as 46 viaturas e equipamentos do Instituto Cultura Floresta, os 35 veículos adquiridos pela prefeitura da Canoas - 22 delas doadas ao Estado -, as sete viaturas entregues pelo Ministério Público e as cinco motos repassadas pela Federação Gaúcha de Futebol.

"Quando se tem boa vontade e disposição se consegue. O caminho que está sendo trilhado no Rio Grande do Sul vai servir de exemplo para o Brasil. Não somos orgulhosos e aceitamos ajuda", ressaltou o governador.

O chefe do Executivo frisou que, para diminuir a violência e a criminalidade, é preciso "atitude educativa e preventiva", exemplificada em ações tomadas pelo governo. Também citou a construção dos Centros da Juventude, a parceria com o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) para aprendizagem de egressos da Fase e o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que reduz a violência e combate a evasão escolar. "Só a repressão não vai resolver se não formos educados para a cultura da paz", afirmou Sartori.

União com a comunidade

Para o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, a relevância da doação às forças policiais demonstra a integração do Estado e da sociedade para enfrentar o crime. "Essas 133 armas vão contribuir para que possamos reduzir ainda mais os índices criminais no Rio Grande do Sul. Os resultados já nos mostram que esses números vêm diminuindo substancialmente", destacou.

Para Cezar Schirmer, a relevância da doação às forças policiais demonstra a integração do Estado - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Conforme o presidente da Taurus, Salesio Nuhs, a doação é uma ação em prol da comunidade gaúcha. "A intenção é viabilizar aos nossos policiais melhores equipamentos para o trabalho no dia a dia. Achamos que esse gesto vai fazer a diferença lá na ponta e o caminho que estamos trilhando hoje apontam para um futuro melhor", avaliou.

Nuhs observou ainda que a Taurus é uma parceira histórica dos gestores públicos. "Mais recentemente essas ações não estavam acontecendo, porque a companhia passou por uma reformulação, mas essa é a primeira de uma série de participações que faremos com a Segurança Pública", finalizou.

>> Brigada Militar
30 submetralhadoras SMT40
30 fuzis 5.56
30 pistolas 9mm

>> Polícia Civil
11 submetralhadoras SMT40
11 fuzis 5.56
21 pistolas .40

Líder no mercado

A Taurus é uma empresa estratégica de defesa, com 77 anos de história e reputação sólida. Sediada em São Leopoldo, emprega cerca de três mil pessoas no país e exporta para mais de 85 países. A companhia é líder mundial na fabricação de revólveres e uma das maiores produtoras de pistolas do mundo, além de ser a quarta marca mais vendida no exigente mercado norte-americano.

Edição: Gonçalo Valduga/Secom