Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Perguntas Frequentes e Respostas

Perguntas mais frequentes

1) Quantas ocorrências foram registradas de homicídio, roubo, roubo de carros, tráfico de drogas e outros?

Todos registros de ocorrências relacionados aos 22 indicadores criminais considerados mais relevantes como homicídio, feminicídio, roubo, roubo de carro, tráfico de drogas e outros são publicados mensalmente no site da Secretaria da Segurança Pública e estão disponíveis a qualquer cidadão. Também no mesmo site há dados sobre o assunto através da Lei nº 11.343/99 (Lei Postal) e Lei nº 12.954/08 (Lei Stela).

Links relacionados

2) Posso saber os indicadores criminais por cidade?

As planilhas com registros de ocorrências de todo o Estado trazem o detalhamento por cidade do Estado do Rio Grande do Sul para 19 indicadores criminais considerados mais relevantes como homicídio, feminicídio, estupro, roubo, roubo de carro, tráfico de drogas e outros. Os dados são publicados mensalmente no site da Secretaria da Segurança Pública, separados por crimes em geral e por crimes de violência contra a mulher. Também no mesmo site, em atendimento à Lei nº 11.343/99 (Lei Postal) e à Lei nº 12.954/08 (Lei Stela), há outros dados sobre o assunto.

Links relacionados

3) Como posso obter informações sobre a Violência Doméstica, Lei Maria da Penha e estudos relacionados ao perfil das vítimas, agressores e outros dados?

A Secretaria da Segurança Pública, por meio do Observatório da Violência contra a Mulher, publica mensalmente em seu site os indicadores de violência contra a mulher. Além disso, é possível encontrar estudos e diagnósticos do assunto, serviços prestados, artigos e pesquisas. Estes dados são públicos e de acesso a qualquer cidadão. Também no mesmo site, em atendimento à Lei nº 11.343/99 (Lei Postal) e à Lei nº 12.954/08 (Lei Stela), há outros dados sobre o assunto.

Links relacionados

4) Quantos policiais foram mortos e quantas pessoas não policiais morreram em confronto policial?

Os dados do controle policial, que incluem números relacionados a policiais mortos e feridos e a pessoas civis mortas e feridas, estão publicados no site da SSP em atendimento à Lei nº 11.343/99 (Lei Postal) e à Lei nº 12.954/08 (Lei Stela).

Link relacionado

5) Como pode o cidadão solicitar outros dados criminais?

No Poder Executivo Estadual, o cidadão tem à disposição o site da Central do Cidadão. Nele, é possível preencher um formulário de requerimento de dados via Lei de Acesso à Informação (LAI). Também é disponibilizado atendimento ao cidadão de forma presencial, no andar térreo do Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF, localizado na Avenida Borges de Medeiros, nº 1501, Porto Alegre/RS.

6) Como acessar estatísticas da SSP?

As estatísticas criminais de divulgação ativa da Secretaria da Segurança Pública estão disponíveis no site da pasta. No link, é possível consultar os indicadores criminais mensais de todos os municípios do Estado. Há também os indicadores de eficiência da Brigada Militar e da Polícia Civil. Outros dados também podem ser solicitados via Lei de Acesso à Informação (LAI), no site da Central do Cidadão.

Secretaria da Segurança Pública