Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

PM paratleta conquista mundial de Jiu-Jitsu em Abu Dhabi

Publicação:

O servidor, de 32 anos, conquistou o campeonato na última sexta-feira (21) no Mubadala Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
O servidor, de 32 anos, conquistou o campeonato na última sexta-feira no Mubadala Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes - Foto: Arquivo Pessoal
Por Lurdenir Matos

O policial militar Emanuel Araújo sagrou-se campeão mundial de Parajiu-Jitsu, no Abu Dhabi World Professional Jiu Jitsu Championship 2018. O servidor, de 32 anos, conquistou o campeonato na última sexta-feira (21) no Mubadala Arena, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Araújo é morador de Charqueadas e serve à Brigada Militar há mais de dez anos. O atleta é faixa preta em Jiu Jitsu, modalidade esportiva que pratica desde 2007. Em 2014, quando retornava para casa após treino, o servidor sofreu um acidente de trânsito. Araújo foi atropelado por um ônibus e, depois de 30 dias na UTI, acabou perdendo o movimento do braço esquerdo.

Depois do acidente, Araújo passou cerca de dois anos em recuperação física para competir em alto rendimento como paratleta. “Foi então que em novembro de 2016 ganhei o 1° título mundial, após isso conheci outra federação que realiza diversas competições pelo mundo, então competi em Florianópolis, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo conquistando a vaga para o mundial nos Emirados Árabes em 2018”, conta.

O primeiro título mundial do paratleta em 2016 foi competindo pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Profissional. No último ano, após cumprir as etapas regionais o profissional se habilitou a competir o Mundial na categoria pela UAEJJF (Federação dos Emirados Árabes Unidos de Jiu-Jitsu). Araújo passou cinco dias em Abu Dhabi e disputou duas lutas, sendo a final contra outro brasileiro, da Bahia.

Em janeiro de 2018 foi criada uma campanha no site Vakinha para garantir os recursos de viagem e estadia durante a competição, que arrecadou pouco mais de R$ 2 mil. Empresários da Região Carbonífera contribuíram para a viagem, porém mais de 70% dos custos foram arcados pelo próprio servidor.

Ao retornar para o Brasil, o servidor foi recebido no aeroporto Salgado Filho por colegas da Brigada Militar. Em Charqueadas outros colegas do 28º BPM escoltaram o atleta até o caminhão dos Bombeiros Voluntários do município. Mais de 200 pessoas, entre amigos, colegas e alunos acompanharam a carreata do atleta pela cidade. “Foi emocionante receber tanto carinho e com toda certeza essa é a motivação necessária para seguir em frente com as disputas e buscar em 2019 o bi-campeonato mundial”.

Secretaria da Segurança Pública