Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil ministra palestra em colégio de Porto Alegre

Publicação:

Por Deca

Na manhã desta terça-feira (11/7), o Colégio Província de São Pedro, em Porto Alegre, recebeu equipes da Polícia Civil, do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deca e Deic) respectivamente. O objetivo da reunião foi apresentar os trabalhos de prevenção que estão sendo realizados por estes órgãos.

A Direção da Escola, representada pela Coordenadora do Ensino Fundamental, Professora Patrícia de Sá Dupke, da Coordenadora do SOE e representante da Direção Geral, acolheram o Projeto Papo de Responsa como nova forma de aproximação de policiais e comunidade escolar, por entender que os encontros poderão trazer conhecimentos importantes para a formação das crianças e dos jovens. “Temas como Educação Ambiental, Direitos do Consumidor, Delitos Cibernéticos, Bullying e Ciber Bullying fazem parte do universo juvenil e por isso é importante que sejam discutidos com os jovens”, afirmou a Professora Patrícia Dupke.

O Delegado Rodrigo Bozzetto, Diretor do Deic, ressaltou o aperfeiçoamento da Polícia Civil como órgão preventivo, além do seu objetivo principal repressivo, salientando que o trabalho oferecido "demonstra o quanto a Instituição se preocupa em realizar também a prevenção e quebrar o paradigma de que a Polícia apenas prende, pois na verdade existem inúmeros esforços em fomentar atividades preventivas".

A Delegada Sônia Maria Dall'Igna, Coordenadora do Serviço de Prevenção e Educação, explicou o alcance do Programa Papo de Responsa, que agora conta com diferentes abordagens e assuntos: o Deca, com abordagens sobre Ato Infracional, Bulliyng e violência intra-escolar; o Denarc, com prevenção às drogas e, agora com outro importante aliado, o Deic com crimes ambientais, defesa do consumidor e crimes cibernéticos.

 A Direção do Colégio foi muito receptiva em aderir ao projeto explicando o funcionamento de sua unidade escolar e demonstrando interesse em implantar o Papo de Responsa em sua plenitude. Estiveram ainda presentes na reunião os Delegados Sander Cajal, Rafael Liedtka, Marina Goltz, Camila Defaveri e os agentes policiais Débora, Lívia, Daniele, Fernanda, Cristina, Lucas do Deca e Deic.

Secretaria da Segurança Pública