Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil prende integrantes de grupo criminoso que cobrava valores para proteger comerciantes na Capital

Publicação:

Na ação foram apreendidas cocaína, ecstasy, crack, maconha, arma de fogo, munições e dinheiro.
Na ação foram apreendidas cocaína, ecstasy, crack, maconha, arma de fogo, munições e dinheiro. - Foto: Polícia Civil
Por Cecy Quadros Raicik/Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), prendeu em flagrante, nessa quinta-feira (7), integrantes de uma associação criminosa na Capital. O grupo, responsável pelo tráfico de drogas, é suspeito também de roubos e extorsão de moradores e comerciantes do bairro Navegantes, Zona Norte de Porto Alegre. Seis indivíduos foram presos em flagrante e dois adolescentes foram apreendidos. A ação também resultou na apreensão de cocaína, ecstasy, crack, maconha, arma de fogo, munições e dinheiro.

Segundo o delegado Rafael Pereira, os presos pertenciam a uma facção criminosa e utilizavam de violência e grave ameaça, com o uso de arma de fogo, para amedrontar comerciantes locais a efetuar pagamentos quinzenais aos traficantes, para que pudessem manter seus comércios funcionando com normalidade. 

Durante as diligências na Rua Conde de Porto Alegre, dois adolescentes foram apreendidos por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um dos adolescentes possui dois antecedentes policiais pela prática de ato infracional análogo ao crime de homicídios. Na mesma pensão quatro homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico.  

Conforme a investigação, a facção teria tomado conta da pensão, expulsando outros inquilinos idôneos do local. O estabelecimento passou a ser utilizado como uma espécie de bunker da organização criminosa. Na sequência, em uma casa noturna na Rua Presidente Franklin Roosevelt mais duas pessoas, vinculadas a mesma facção, foram presas também pelo crime de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. 

A ação policial foi extremamente exitosa, a medida que resultou na prisão de uma organização criminosa inteira, de uma só vez, restabelecendo a paz social e a tranquilidade dos comerciantes e moradores da região – salienta o delegado.  

Secretaria da Segurança Pública