Polícia Civil realiza ação conjunta com Órgãos de fiscalização em Canoas

A ação foi realizada em diversos locais, como supermercados, farmácias, academias de ginástica e postos de gasolina. - Foto: Polícia Civil
Por Polícia Civil

A Polícia Civil realizou, na manhã desta quinta-feira (17) uma ação conjunta para apurar crimes contra as relações de consumo, saúde pública, meio ambiente e patrimônio das concessionárias, em Canoas. A ação aconteceu em parceria com as 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ªDPRM), Delegacia do Meio Ambiente (Dema), de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio dos Serviços Delegados (DRCP) e do Consumidor (Decon) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).

A ação foi realizada em diversos locais, como supermercados, farmácias, academias de ginástica e postos de gasolina. Duas pessoas foram presas em flagrante por crime contra a relação de consumo e aproximadamente 1,2 toneladas de alimentos impróprios para o consumo foram apreendidas.

A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, Vigilância Sanitária Municipal de Canoas, Conselhos Regionais de Farmácia e de Educação Física, Agência Nacional do Petróleo, Procon de Canoas e a Concessionária RGE fiscalizaram o funcionamento dos locais analisando documentos e licenças. A ação visa coibir a venda de alimentos impróprios aos consumidores gaúchos, crimes de poluição ambiental e crimes de furto de energia elétrica.

Os agentes públicos constataram diversas irregularidades nos estabelecimentos, como, por exemplo, a exposição à venda de produtos e gêneros alimentícios sem indicação de procedência, carnes indevidamente refrigeradas, além de alimentos com prazo de validade vencido. Em um supermercado localizado no bairro Harmonia, mais de uma tonelada de alimentos e gêneros alimentícios totalmente impróprios ao consumo humano foram apreendidos, resultando, também, na interdição de dois depósitos do mesmo estabelecimento comercial, por condições inadequadas ao acondicionamento dos alimentos. A proprietária e o gerente do mercado foram autuados em flagrante por crime contra as relações de consumo. Em um dos postos de combustíveis, uma das bombas foi interditada porque o lacre encontrava-se ineficaz, permitindo eventual adulteração na regulagem da bomba.

Participaram da ação cerca de 40 policiais civis e mais servidores dos órgãos de fiscalização em 10 locais no município de Canoas. A ação foi coordenada pelos delegados Rodrigo Bozzetto, Diretor do Deic, Sander Cajal, Diretor de Investigações do Deic, Cristiano Alvarez, Delegado Regional da 2ªDPRM, Rafael Liedtke, delegado da Decon, Luciano Peringer, delegado da DRCP e Marina Ver Goltz, delegada da Dema.