Santa Maria instala Conselho Pró Segurança Pública

O evento aconteceu na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Casism) da cidade. - Foto: divulgação SSP
Por Lurdenir Matos

O secretário da Segurança Pública Cezar Schirmer participou, nesta quarta-feira (16), de inauguração do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) no município de Santa Maria. O evento aconteceu na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Casism) da cidade.

Schirmer elogiou a iniciativa da comunidade, ressaltando a importância de estabelecer uma relação integrada para somar esforços em prol da segurança da população. “Este é um órgão permanente que transcende questões políticas e representa a comunidade engajada na constante evolução segurança pública”.

Schirmer ainda enfatizou que as causas dos problemas da segurança pública no país são diversos e apenas com a união será possível transcender as limitações financeiras e alcançar a excelência na segurança pública. “Estamos incentivando os municípios para que sejam criados consepros em todo o Estado”.

O presidente do Consepro, Luiz Fernando Pacheco, agradeceu o incentivo da segurança pública para a criação do órgão na cidade. “A instalação do consepro marca o protagonismo da comunidade em defesa do município. Devemos, como cidadãos, contribuir no que for possível para garantir melhorias para a população”, completa.

Consepro

Os Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública são Organizações não Governamentais (ONG) que têm por objetivo colaborar com os órgãos públicos de segurança como a Policia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher e Delegacia de Trânsito. Os Consepros são constituídos por colaboradores voluntários, representantes de entidades comunitárias e empresariais da localidade que o instituiu e elegeu seus membros.