Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Santiago passa a contar com a Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato

Publicação:

Ato contou com a presença do secretário Cezar Schirmer e do chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt.
Ato contou com a presença do secretário Cezar Schirmer e do chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt. - Foto: Polícia Civil
Por Claiton Silva/SSP

A inauguração da segunda Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) do Rio Grande do Sul ocorreu nesta terça-feira (24). A unidade está sediada em Santiago, na região Central do Estado. O ato que marcou o início das atividades contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e do chefe da Polícia Civil (PC), delegado Emerson Wendt.

Os índices de abigeato reduziram 25,5% em todo Estado no último ano, em relação a 2016. De acordo com a SSP, essa redução está diretamente relacionada ao trabalho desenvolvido pela força-tarefa da PC e pelas patrulhas rurais da Brigada Militar.

Para Schirmer, setores como o agronegócio demandam atenção especial, através de iniciativas alinhadas às suas demandas específicas. “A PC vem realizando um excelente trabalho com as delegacias especializadas em crime de lavagem de dinheiro. A intenção do governo, agora, é replicar esta experiência no combate aos crimes do campo. Estamos atendendo a um anseio daqueles que, historicamente, contribuíram com o desenvolvimento do RS”, afirmou.

Segundo Wendt, as sedes das Decrabs foram definidas através de um rigoroso estudo de viabilidade técnica, que leva em consideração fatores como o maior número de ocorrências, localização estratégica, mobilidade e logística. “O trabalho da força-tarefa identificou grupos criminosos especializados em agir no ambiente rural, nas suas mais diversas facetas. Animais, insumos e maquinário agrícola são roubados e furtados, cada um com um destino ou finalidade específica. Neste contexto, a criação das unidades especializadas representa um avanço significativo nos trabalhos de investigação”, avaliou.

Criadas por decreto, assinado pelo governador em 31 de agosto de 2017, as Decrabs fazem parte de um esforço da Segurança Pública estadual em especializar as rotinas de investigação, visando a diminuição dos indicadores de criminalidade. As unidades irão exercer as atividades de polícia judiciária ligadas aos crimes de abigeato e demais crimes patrimoniais relacionados à atividade rural. Ainda serão instaladas outras três unidades, nos municípios de Camaquã, Cruz Alta e Rosário do Sul.

Secretaria da Segurança Pública