Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Sartori participa de formação da última turma de soldados da Brigada Militar desta semana

Publicação:

As turmas de Porto Alegre e Canoas somam-se aos mais de mil profissionais que vão reforçar o policiamento
As turmas de Porto Alegre e Canoas somam-se aos mais de mil profissionais que vão reforçar o policiamento - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Letícia Bonato/Secom, com informações da Brigada Militar

“O trabalho de cada brigadiano e de cada brigadiana é essencial para o nosso governo. Essencial também é a segurança das famílias gaúchas. Não vamos perder a batalha para uma minoria que escolheu o caminho do mal. O crime não compensa, e vamos combatê-lo nos quatro cantos do estado, sem trégua!”, disse o governador José Ivo Sartori na cerimônia de formação de 434 soldados-alunos da Brigada Militar (BM), nesta sexta-feira (21), no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. As turmas de Porto Alegre e Canoas somam-se aos mais de mil profissionais que vão reforçar o policiamento ostensivo no Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (24).

Como paraninfo das turmas de Porto Alegre e Canoas, Sartori também se solidarizou com os servidores da segurança pública. “Foi penoso, eu sei. Tomamos atitudes para colocar a casa em ordem. Cortamos na própria carne. Medidas amargas para que a formação de vocês acontecesse. Mesmo com as dificuldades, os servidores foram leais à sociedade gaúcha e nunca deixaram de cumprir o seu papel”, reconheceu.

O Curso Básico de Formação Policial-Militar/Curso Superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar, coordenado pelo Departamento de Ensino da BM, formou 289 alunos pela Escola de Formação e Especialização de Soldados do Polo Porto Alegre e 145 pela escola do Polo Canoas.

“Desde 2012 e começo de 2013, nenhum soldado oficial entrou na Brigada Militar. Estamos trazendo novos efetivos na convicção de que o policiamento ostensivo e preventivo vai aumentar a nossa segurança”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, que destacou ainda o aumento de 38% nos salários da categoria, compromisso honrado por Sartori.

O comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, saudou os novos integrantes da família brigadiana. “Na Brigada, um cuida do outro e todos nós, unidos, cuidamos da sociedade. Somos testemunhas das dificuldades do Estado, mas testemunhei também o desejo e o esforço do governador e do secretário em aumentar a atenção à BM com aumento do efetivo policial”, ressaltou.

Realização de um sonho
Ser parte da Brigada Militar sempre foi o sonho do soldado canoense Jyo Yatayama, de 27 anos, o primeiro brigadiano da sua família. Formando da turma de Porto Alegre, Yatayama falou com empolgação sobre sua expectativa de servir à população. “É uma nova vida. Me sinto preparado com a conclusão do curso, que durou sete meses e teve matérias de ordem militar, pedagógica, física e prática. Pretendo fazer aquilo que sempre sonhei, que é combater o crime nas ruas”, disse.

O Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) começou em novembro de 2016. Durante o treinamento, os futuros policiais militares cumpriram 1,6 mil horas/aula. Entre as disciplinas, estão técnica policial-militar, uso de arma de fogo, decisão de tiro, abordagem policial e preenchimento de documentação operacional, além de estágios operacionais. As aulas ocorreram em dois turnos, na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre, e nas escolas de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), em Montenegro e Osório, e também em espaço físico junto à Ulbra, em Canoas.

Acompanharam a cerimônia o vice-governador José Paulo Cairoli; a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins; o secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Everton Oltramari; o juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado, juiz-coronel e ex-comandante-geral da BM, Antonio Carlos Maciel Rodrigues; o capitão dos Portos de Porto Alegre, capitão de Mar e Guerra Amauri Marcial Gomes Júnior; o chefe do Estado Maior, coronel Julio Cesar Rocha Lopes; o diretor em exercício do Instituto-Geral de Perícias, Eduardo Lima Silva; o secretário de Segurança de Porto Alegre, coronel Kleber Roberto de Lima Senisse; o ex-comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas Moreira; prefeitos e representantes de entidades e associações. 

Secretaria da Segurança Pública