Schirmer apresenta principais ações à frente da SSP em seminário do Instituto Cultural Floresta

Schirmer destacou a importancia da integração de instituições.
Schirmer destacou a importancia da integração de instituições. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

O secretário Cezar Schirmer falou sobre os desafios no comando da Segurança Pública do Rio Grande do Sul no seminário “Cidades contra a violência”, promovido pelo Instituto Cultural Floresta. O evento ocorreu nesta segunda-feira (23), em Porto Alegre e contou com a participação do ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Um dos temas levantados por Schirmer foi a importância da criação de políticas de Estado que transcendam ideologias partidárias. “É uma ideia de que projetos e iniciativas positivas e que apresentam resultados efetivos tem de ser levados adiante e ainda precisa ser mais bem trabalhada por aqui. A Segurança Pública é um problema sério e que só será solucionado em conjunto, dando continuidade a ações importantes de combate à criminalidade”, disse.

O secretário também abordou o pacote de projetos de leis, sancionado pelo governador José Ivo Sartori em janeiro deste ano, destacando a isenção do ICMS para doações às forças de Segurança Pública do Estado. “Com a escassez de recursos, tivemos que usar a criatividade. É uma grande conquista que visa estimular a participação da iniciativa privada em uma questão que afeta toda a sociedade. Nosso objetivo é conseguir, junto à União, ainda a isenção do IPI. Isso reduziria em 50% o custo de um veículo”, explicou.

Criação de políticas de Estado que transcendam ideologias partidárias foi destacada pelo secretário. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Iniciativas como a isenção de impostos para doação de equipamentos vão ao encontro de um dos principais eixos de gestão da SSP: a integração. Schirmer citou a criação do Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM/RS), que visa promover ações em conjunto, maximizando os recursos disponíveis em cada região. “Estamos construindo uma nova maneira de pensar, conscientizando os municípios de que é possível implantar ações de prevenção e repressão, utilizando tecnologia, inteligência e planejamento conjunto”, afirmou.

O cercamento eletrônico de todo o Estado é um dos projetos previstos dentro do SIM/RS. A expectativa é que a implantação seja concluída até o final deste ano. “Muitos municípios já possuíam sistema de videmonitoramento. Um de nossos desafios foi fazer com que essas tecnologias pudessem se comunicar, criando uma grande rede de monitoramento. Isso possibilitará o melhor controle do tráfego de carros e possíveis crimes, além de auxiliar no trabalho investigativo”, explicou.

Beltrame falou sobre os exemplos que o RS está dando para outros estados, priorizando o planejamento a curto, médio e longo prazo de forma integrada com outras instituições. “A polícia é apenas uma parte dentro da resolução de um problema tão grave e deve ser complementada por outros órgãos, trabalhando questões de cidadania e educação”, falou.

Para Beltrami, é preciso o entendimento dos estados da necessidade de priorizar recursos para a Segurança Pública. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Para o ex-secretário, a crise financeira dos estados faz com que os governos priorizem o destino de seus recursos. “A segurança tem de estar no topo das ações desencadeadas pelos seus gestores. Sem ela, não temos educação, pois alunos e professores não conseguem chegar às escolas. Precisamos trazer a esperança de volta ao ser humano e mostrar para a sociedade que existe um plano, apresentando seus resultados”, enfatizou.

O evento contou com mais quatro painéis com a participação de autoridades de todo o Brasil. O chefe de polícia do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt e o futuro comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mario Ikeda, falaram sobre suas experiências nas instituições, abordando temas como o uso da inteligência e estratégias de combate ao crime.

Evento ocorreu no Teatro do Bourbon Country e contou com a presença de autoridades de todo o país. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP