Schirmer apresenta SIM/RS para municípios do nordeste do Estado

homem, tela, explicações, cadeiras
O SIM/RS estabelece obrigações mútuas entre o estado e os parceiros - Foto: Rodrigo Ziebell/ SSP
Por Lurdenir Matos/SSP

Em visita a Câmara da Indústria e Comércio (CIC) do município de Garibaldi, o secretário Cezar Schirmer apresentou, nesta sexta-feira (21), o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). Estiveram presentes prefeitos e representantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) .
A proposta de adesão ao SIM têm sido levada à diferentes cidades do Estado. O projeto já conta com a adesão de 15 municípios gaúchos, que, juntos representam 23% da população e cerca de 28% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.
Em sua palestra, Schirmer reiterou que a integração entre as esferas de governo é a única forma de estabelecer políticas públicas efetivas. "O SIM/RS não é uma proposta para mudar apenas a Segurança Pública do RS. Trata-se de um projeto capaz de servir como modelo para todo país e que pode ser replicado em diversos outros setores".
Ações de prevenção primária foram destacadas pelo secretário como uma das principais iniciativas a serem desenvolvidas pelas prefeituras. Para ele, ofertar às crianças e jovens projetos de inserção social e cultural devem estar na base de todo o processo. "Não podemos permitir que as futuras gerações fiquem na mão dos criminosos. Este é um mundo para o qual eles facilmente são cooptados", alertou.
A Amesne é composta por 33 municípios da encosta superior do nordeste. Os municípios são: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Guaporé, Marau, Montaury, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Marcos, Serafina Corrêa, União da Serra, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

SIM/RS
O Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS), lançado em abril deste ano, estabelece obrigações mútuas entre o estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. A adesão ao sistema é feita de acordo com a estrutura disponível, sem a necessidade de criação de novas estruturas ou órgãos que onerem custos aos cofres públicos.
Esta adesão ao sistema não é padronizada, mas construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos. Entre as possibilidades estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.