Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Secretários de Segurança elencam prioridades junto ao governo federal

Publicação:

Foram discutidas propostas nas áreas de orçamento, legislação e estrutura institucional, que serão analisadas pelo governo
Foram discutidas propostas nas áreas de orçamento, legislação e estrutura institucional, que serão analisadas pelo governo - Foto: Divulgação/MJSP
Por Claiton Silva
O Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP) se reuniu, nesta quarta-feira (16) com o secretário nacional de Segurança Pública, general de divisão da reserva do Exército Brasileiro Carlos Alberto Santos Cruz. O encontro, ocorrido em Brasília, definiu a pauta de reivindicações do colegiado junto ao governo federal.
 
Foram discutidas propostas nas áreas de orçamento, legislação e estrutura institucional, que serão agora analisadas pelo governo federal. “Estamos aprofundando e especificando as nossas demandas, visando a construção de uma articulação pactuada junto à União. É muito importante que haja um trabalho em conjunto em torno da garantia de financiamento federal para o setor ”, ressaltou o secretário Cezar Schirmer.
 
O CONSESP foi representado pelo seu presidente, secretário estadual do Maranhão, Jefferson Portela e por cinco secretários. Além de Schirmer, escolhido como representante da Região Sul, estiveram presentes os secretários de Rondônia, Lioberto Souza (Norte); Bahia, Maurício Barbosa (Nordeste); Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa (Centro-Oeste); e São Paulo, Mágino Barbosa (Sudeste).
 
Pautas do RS
 
Demandas específicas do RS foram tratadas em uma reunião exclusiva entre o secretário Cezar Schirmer e o general Santos Cruz. Em pauta, a finalização dos trâmites para a liberação dos recursos restantes para a conclusão das obras do Centro Regional de Excelência em Perícia, em Porto Alegre, e a renovação do convênio com a Senasp que garante a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Estado.
 
“Avançamos muito. Na próxima semana, retorno a Brasília para outra rodada de reuniões junto aos demais secretários e para intensificar a agenda do RS junto ao MJSP. Temos a palavra, tanto do ministro quanto do secretário nacional, da permanência da FNSP na capital”, afirmou Schirmer.
Secretaria da Segurança Pública