Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conheça o SIM

O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul.

O SIM está calcado em cinco vetores de integração: prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O sistema permitirá ao Poder Público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.

O SIM é um processo contínuo. A estrutura base foi definida pela SSP, mas segue sendo aperfeiçoada a partir das contribuições dos municípios e das ações bem sucedidas já realizadas em parceria.

Como aderir
Os municípios interessados devem ENCAMINHAR UM OFÍCIO, com a solicitação de adesão ao SIM, ao Gabinete do Secretário da Segurança Pública, pelo e-mail gabinete@ssp.rs.gov.br, e preencher o Formulário de Adesão ao SIM, disponível em http://www.ssp.rs.gov.br/formulario-sim.

O preenchimento do formulário permitirá à equipe técnica do SIM conhecer a estrutura de segurança de cada município e estabelecer diretrizes de atuação, em conformidade com a realidade local.

Municípios conveniados
Atualmente, 35 municípios e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já aderiram ou estão em processo de adesão ao SIM. Outras 40 cidades já manifestaram interesse em participar do sistema. Conheça os municípios conveniados em http://www.ssp.rs.gov.br/municipios-conveniados.

Secretaria da Segurança Pública