SIM/RS é apresentado aos municípios da zona Sul do Estado

O SIM/RS foi implantado em abril deste ano com o intuito de unir Estado e municípios no combate à criminalidade. - Foto: Divulgação/SSP
Por Luiz Otávio Prates/SSP

O secretário Cezar Schirmer, acompanhado pelo chefe da Casa Civil, Fábio Branco, apresentou o Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) a lideranças da zona Sul do Estado, nesta sexta-feira (18), na reunião-almoço "Tá em Pauta", em Rio Grande.

Durante o encontro, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria de Rio Grande, o secretário inseriu o Estado em um contexto nacional de segurança e detalhou a descendência na curva da criminalidade no RS. "Estamos fazendo um grande esforço para reduzir ainda mais os indicadores. Os homicídios e latrocínios, por exemplo, caíram em todo o território gaúcho", frisou.

O SIM/RS foi implantado em abril deste ano com o intuito de promover a união das instituições estaduais e municipais para a criação de ações efetivas no combate à criminalidade. "O caminho está na integração. Hoje, mais de 70 municípios gaúchos estão em processo de adesão ao SIM".

Schirmer explicou também que o intuito do sistema é explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos. Entre as possibilidades, o secretário destacou a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnológicas, a troca de informações, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

Secretário detalha planejamento da SSP em reunião do GGI-M

Depois de conhecer o Centro de Comando e Controle de Rio Grande, o secretário Cezar Schirmer participou da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e detalhou o planejamento da SSP para a região Sul do Estado.

O programa de Policiamento Comunitário, efetivo dos órgãos de segurança e a construção da Cadeia Pública de Rio Grande foram pautas discutidas no encontro. "O RS contará, até o final do ano, com mais 1.500 policiais militares. Estes servidores serão distribuídos para o interior do Estado, sobretudo para a região Sul", garantiu.

Schirmer explicou ainda o critério de distribuição dos novos servidores: necessidade; indicadores de criminalidade; e participação comunitária. "Rio Grande tem sido um exemplo de cooperação e participação comunitária na área da segurança", disse. A reunião foi aberta ainda ao município de São José do Norte.