SIM/RS é apresentado para mais de 60 municípios em Passo Fundo

A busca pelo trabalho integrado foi destacada pelo secretário Schirmer
A busca pelo trabalho integrado foi destacada pelo secretário Schirmer - Foto: Felipe Pires/SSP
Por Bárbara Barros/SSP

O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) vem sendo apresentado por todo o Estado. Nesta sexta-feira (15), em visita a Passo Fundo, o secretário Cezar Schirmer apresentou a proposta de adesão ao programa para mais de 60 municípios das regiões do Planalto, Nordeste e Alto Uruguai.

A busca pelo trabalho integrado e a formação de uma rede entre as esferas municipal e estadual foi destacada pelo secretário Schirmer. “O que nós queremos com o SIM é usar a tecnologia como aliada, além de promover a integração, que é fundamental no combate à violência. Com o videomonitoramento, o trabalho das polícias é facilitado, os recursos são mais bem investidos e o crime fica cercado”, disse.

O SIM/RS foi implantado em abril deste ano e busca promover a integração institucional para a criação de ações no combate à criminalidade. Atualmente, 77 municípios estão em processo de adesão.

O encontro foi promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Corede Produção e Associação dos Municípios de Planalto (Ampla). Com apoio da Associação dos Municípios do Nordeste Rio Grandense (Amunor), da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi).

SIM/RS
O Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) estabelece obrigações mútuas entre o estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. A adesão ao sistema é feita de acordo com a estrutura disponível, sem a necessidade de criação de novas estruturas ou órgãos que onerem custos aos cofres públicos.

Esta adesão ao sistema não é padronizada, mas construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos. Entre as possibilidades estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.