Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Três homens suspeitos de homicídio e sequestro são presos na Vila Maria da Conceição, na Capital

Publicação:

Na ação um adolescente foi preso, além de armas, munições drogas e veículos apreendidos.
Na ação um adolescente foi preso, além de armas, munições drogas e veículos apreendidos. - Foto: Polícia Civil
Por Cecy Quadros Raicik/Polícia Civil

A Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, prendeu, nessa quarta-feira (21), três homens e apreendeu um adolescente na Vila Maria da Conceição, em Porto Alegre. Eles são suspeitos da prática de dois homicídios e do sequestro de um casal, usado como escudo humano durante os crimes. Com eles foram apreendidos três pistolas, dois revólveres, dois tijolos de maconha pequenos, cerca de 150 munições e dois veículos roubados com placas clonadas. Eles foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, formação de quadrilha e receptação. 

Segundo o delegado Rodrigo Reis, da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), os crimes teriam ocorrido na terça-feira (20), por volta das 22 horas, quando oito indivíduos sequestraram um casal na Rua Pedro Boticário, bairro Partenon. As vítimas foram colocadas dentro de um veículo e utilizadas como escudo humano para que os suspeitos pudessem invadir a região da Pedreira na Vila Maria da Conceição e matar seus desafetos. Algum tempo depois do sequestro, os homens entraram na Vila Maria da Conceição e mataram dois de seus desafetos na Rua Guilherme Alves. Os dois desafetos foram amarrados e posteriormente executados com diversos disparos de arma de fogo. O casal sequestrado assistiu tudo e foi levado para uma residência na região da Baixada na Vila Maria da Conceição, onde passou toda madrugada em cativeiro, sendo constantemente ameaçado de morte. 

Cerca de 12 horas depois do sequestro um sinal sonoro disparado por uma viatura ou uma ambulância que transitava na Vila Maria da Conceição assustou os suspeitos, que deixaram a residência por alguns instantes, oportunidade em que o casal fugiu e procurou socorro. A Brigada Militar foi chamada por volta das 11 horas da manhã e na sequência os policiais militares contataram a 1ª DPHPP.  O casal encontrava-se completamente abalado e pouco conseguiu informar a respeito do ocorrido, não sabia sequer indicar o local ou residência onde estava. 

Então a Polícia Civil e a Brigada Militar passaram a realizar diligências na região da Baixada na Vila Maria da Conceição. Por volta de 12h30min localizaram o cativeiro, onde foram presos os três adultos e apreendido o adolescente. No local havia um arsenal, pistolas e revólveres, além de farta munição e drogas. Os veículos utilizados nas ações criminosas da noite anterior foram localizados nas proximidades e apreendidos. Ambos estavam com placas clonadas e em situação de roubo. 

Os delitos de homicídio praticados na Rua Guilherme Alves e o de sequestro do casal, que foi usado como escudo humano, serão apurados dentro do mesmo inquérito policial, que seguirá com novas diligências a fim de identificar os outros autores. A motivação se dá em função de disputa por pontos de venda de drogas na Vila Maria da Conceição envolvendo facções rivais, embate que ficou acirrado desde a morte do líder de um dos grupos, em agosto de 2017 – relatou Reis. 

Secretaria da Segurança Pública