Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Tribunal de Justiça Militar faz homenagem aos 180 anos da BM

Publicação:

"A Brigada Militar é o Estado lá na ponta”, afirmou o presidente do TJM
"A Brigada Militar é o Estado lá na ponta”, afirmou o presidente do TJM - Foto: Rafael Silva/GCG
Por Clélia Admar/Ascom BM

O Tribunal de Justiça Militar (TJM) do Rio Grande do Sul promoveu sessão solene em homenagem aos 180 anos da Brigada Militar (BM). O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (13), no plenário da Corte, em Porte Alegre. O juiz-presidente do TJM, Fernando Guerreiro de Lemos, entregou placa comemorativa ao comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, em honra aos serviços prestados pela corporação.

Abrindo a solenidade, o juiz-presidente destacou que a "Brigada Militar é o Estado lá na ponta”. Lemos também lembrou os soldados que fazem o policiamento nas ruas e enfatizou a altivez com que os brigadianos enfrentam as dificuldades cotidianas, em um contexto de violência, visando à segurança da população.

“Nós, gaúchos, temos orgulho da Brigada Militar”, afirmou o juiz-presidente do TJM. “Não tenho dúvida de que a BM, com a capacidade que tem, com sua competência, terá mais 180 anos de grandes serviços prestados”, acrescentou o magistrado.

O comandante-geral da BM afirmou receber “com honradez” a homenagem. “Continuamos úteis na sociedade devido aos nossos valores e ao nosso alto grau de responsabilidade social, do brigadiano mais jovem ao mais antigo”, lembrou.

Estavam presentes o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Martins, representando o governador José Ivo Sartori; o deputado Bombeiro Bianchini, representando a Assembleia Legislativa; a defensora pública Tereza Osório da Rocha; o capitão-de-Portos de Porto Alegre, capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior; o juiz-vice-presidente do TJM, Fábio Duarte Fernandes; o juiz-militar Antônio Carlos Maciel Rodrigues; o juiz-militar Sérgio Antônio Berni de Brum; o juiz-militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues; o comandante da Legião Altiva da BM, coronel R.R. Álvaro Raul Cruz Ferreira; a vereadora Comandante Nádia; o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, coronel Marcelo Gomes Frota; presidentes de entidades de classe da Brigada Militar, entre outras autoridades civis e militares.

Secretaria da Segurança Pública