Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Única mulher do Gaes completa Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, em Brasília

Publicação:

Por Caroline Paiva/Imprensa Susepe
A agente penitenciária Samara Segatto Rosa, de 36 anos, é a primeira mulher integrante do Grupo de Ações Especiais da Susepe (Gaes) a concluir o Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário, conhecido como CIRRC, em Brasília. Samara é atualmente a única mulher do Gaes, sendo integrante desde maio de 2015, e a 2ª a participar do grupo.
 
Nacionalmente reconhecido, o CIRRC é promovido pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), ligada diretamente a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal. Para admissão no curso, a candidata precisou passou por um Teste de Aptidão Física, que incluiu mergulho, flutuação com farda, natação, corrida, abdominal, dentre outros.
 
A capacitação é gratuita, sendo a aluna responsável pelo custeio do material que irá utilizar. O curso contou com disciplinas práticas, como intervenção prisional, entrada em pátio e galeria, revista em cela, uso de tonfa, agentes químicos e escudo, algemação, imobilização, tiro com pistola .40 e com espingarda calibre 12. Também teve disciplinas teóricas, que falavam sobre Direitos Humanos e Lei de Execuções Penais (LEP), além da participação em uma intervenção real em uma penitenciária do Distrito Federal.
 
Durante o curso, os participantes foram submetidos a um intenso treinamento, com as mais variadas técnicas de intervenção e operações penitenciárias especiais. A integrante feminina do Gaes, concluiu com êxito o módulo básico da edição XX da qualificação. A seleção iniciou com 82 candidatos, sendo que se formaram apenas 45 alunos.
 
Samara é a 10ª integrante do efetivo atual do Gaes a conquistar o brevê. Segundo ela, durante os 11 dias de ensino em período integral, os candidatos foram submetidos a um desgaste físico e mental, mas que buscava demonstrar a importância do controle emocional, mesmo em situações adversas (como restrição de sono, cansaço, fome e frio).“Consegui superar meus limites e atingir meu objetivo. Durante o processo eram muitos ao meu lado com a mesma finalidade. Tornar-se especialista em intervenção penitenciária e voltar ao Estado capacitada, podendo atuar junto à equipe em situações de crise carcerária e intervir de forma segura e eficaz, é uma satisfação”, comentou.
 
A agente disse, ainda, que o brevê e o conhecimento não foram as únicas bagagens que trouxe da capacitação. “Trago comigo mais responsabilidades, dentre elas, honrar meus instrutores, que se doaram para o melhor aprendizado possível e para que no retorno eu pudesse multiplicar isso em meu Estado. Eu vivia um dia após o outro, uma instrução após a outra.  Hoje tenho certeza que estou mais fortalecida e preparada para enfrentar situações adversas, tanto pessoais, quanto profissionais”, relatou.
 
Também participaram do curso agentes de segurança de diversos estados. O curso ocorreu de 03 a 13 de abril e foi organizado pela DPOE.
Secretaria da Segurança Pública