Unidades de videomonitoramento auxiliam BM no Carnaval de Porto Alegre

imagens podem ser transmitidas ao vivo, diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Porto Alegre - Foto: Rodrigo Ziebell
Por Claiton Silva

O total emprego dos recursos tecnológicos nas atividades da Segurança Pública é considerado prioridade, dada a necessidade de aperfeiçoamento do efetivo e dos serviços prestados. Para tanto, as unidades móveis de videomonitoramento do Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria da Segurança Pública (DCCI/SSP) serão novamente utilizadas em auxílio ao policiamento ostensivo durante o Carnaval em Porto Alegre.

A SSP estabeleceu essa parceria com a Brigada Militar desde o início do atual governo. Os Centros Integrados de Comando e Controle Móvel (CICC-M) e as Plataformas de Observação Elevada (POE) são utilizados em manifestações populares e grandes eventos, como a Festa da Uva, Rodeio Internacional de Vacaria e Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.

Neste ano, a unidade móvel de videomonitoramento será empregada em apoio ao 1º BPM e ao 9º BPM nos eventos que ocorrem no Centro Histórico e na Cidade Baixa. De sábado (25) a segunda-feira (27), ela estará localizada na Edvaldo Pereira Paiva, ao lado do Parque Marinha do Brasil. Na terça-feira (28), acompanhará as movimentações do Carnaval da Rua da Cidade Baixa, no cruzamento da Rua da República com a Rua João Alfredo.

As unidades móveis

O governo do Estado possui dois CICC-Ms e três POEs. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Justiça, como parte dos investimentos de Segurança Pública para a Copa do Mundo de 2014.

As estruturas possuem câmeras com alcance de até três quilômetros, com visualização em 360 graus. Suas imagens podem ser transmitidas ao vivo, diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na capital. A tecnologia das câmeras possui resolução Full HD, com operação no espectro de infravermelho.

Neles, operadores monitoram a movimentação, auxiliando o trabalho das forças policiais, identificando situações de risco, tornando a capacidade de resposta mais eficaz. A estrutura possui sensores de medição digital da velocidade e direção do vento, conexão wireless ou 3G/4G, sistema de gravação e armazenamento digital de vídeo.