Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Áreas Integradas de Segurança Pública - AISP's

Mais do que uma premissa, a integração entre as forças de segurança é vista dentro do Programa Transversal e Estruturante RS Seguro como instrumento fundamental para ampliar a eficiência do combate à criminalidade e a redução dos índices. Com esse objetivo, uma das ações estratégicas do RS Seguro é a implantação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP’s) no grupo de municípios considerados prioritários para a Gestão Estatística em Segurança Pública (GESeg). A seleção desses municípios se dá por meio de estudo da concentração dos maiores indicadores de criminalidade violenta nos últimos anos, realizado pelo comitê-executivo do RS Seguro. Hoje o grupo reúne 23 cidades.

As AISP’s consistem na compatibilização das áreas territoriais de atuação nos municípios pela Brigada Militar e a Polícia Civil, potencializando a integração e a atuação conjunta na resolução dos problemas relacionados com a criminalidade.

Entendida como uma dimensão estratégica importante, a integração baseia-se no reconhecimento da complementariedade dos órgãos envolvidos e o comprometimento das lideranças, sempre na busca do aprimoramento da eficiência e eficácia dos serviços prestados à população.

Além disso, a compatibilização das áreas de atuação possibilita o trabalho conjunto na identificação dos pontos de atenção, na priorização dos problemas a serem enfrentados, no desenvolvimento dos planos de ação e no acompanhamento dos respectivos resultados.

A criação das AISP’s tem sido realizada mediante a publicação de decretos do governo do Estado, conforme cronograma estabelecido pelo Comitê Executivo do RS Seguro. A meta é finalizar até o final de 2020 a implantação nos 18 municípios que inicialmente compuseram o grupo prioritário. Para os cinco novos que ingressaram julho de 2020, o estudo está em andamento.

Arquivos anexos

Secretaria da Segurança Pública