Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM inicia formação de 178 facilitadores na segunda turma do Programa Anjos

Capacitação em saúde mental prepara PMs para identificar precocemente colegas que necessitem de atendimento especializado

Publicação:

O comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, está sentado em frente ao seu computador e ao fundo há uma bandeira do RS e outra do Brasil.
Nesta segunda-feira (19), 178 policiais militares deram início as aulas da segunda turma do Programa Anjos. - Foto: Divulgação/BM

A Brigada Militar, por meio do Comando-Geral e dos departamentos de Saúde e de Ensino, deu início na manhã desta segunda-feira (19/4) às aulas da segunda turma do Programa Anjos, iniciativa de prevenção e cuidado com as condições psicológicas da tropa. São 178 policiais militares – 60 oficiais e 118 praças – de todo o Estado que irão participar do Curso de Capacitação em Saúde Mental.

A formação, além de difundir conceitos adequados sobre saúde mental para diminuir o preconceito sobre o assunto na profissão, capacita policiais militares para atuarem como facilitadores por meio da identificação precoce na tropa de colegas que demonstrem alguma mudança de comportamento e necessitem de atendimento especializado.

A ação do facilitador, o anjo, é ser uma referência de apoio mais próximo, auxiliando o efetivo para que fique atento aos sinais de adoecimento e saiba onde buscar ajuda. A corporação conta com psicólogos em nove cidades e com psiquiatras nos Hospitais da Brigada Militar (HBM) de Porto Alegre e Santa Maria. “Será um período de imersão em saúde mental com o objetivo de aprimorar os seus conhecimentos e de adquirir habilidades e qualidades para desempenhar essa importante tarefa, de cuidar da saúde mental da tropa. Muitas vezes, os nossos profissionais têm receio de procurar ajuda por inseguranças em relação ao que irão pensar, mas é importante podermos identificar essas doenças em sua fase prematura”, afirmou o comandante-geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa.

O Comandante-Geral da BM, coronel Vanius Cesar Santarosa, está sentado em frente a duas telas de computador.
O facilitador atua auxiliando o efetivo para que fique atento aos sinais de adoecimento e saiba onde buscar ajuda. - Foto: Divulgação/BM

Nesta segunda turma, o curso continua sendo no formato EAD. A carga horária é de 155 horas-aulas, que serão ministradas por profissionais especializados na área da saúde mental da BM, e também conta com videoaulas produzidas em parceria com a TVE-RS e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19, a aula inaugural foi realizada por videoconferência. Participaram, além do comandante-geral, o diretor do Departamento de Saúde, coronel Igor Wolwacz Junior, o diretor do Departamento de Ensino, tenente-coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, e o chefe da Seção Biopsicossocial, major médica Denise Alves Riambau Gomes. Também assistiram a essa primeira aula turmas dos alunos-soldados que estão em formação, para conhecer melhor o programa e a preocupação da instituição com o tema. No total, entre PMs e alunos-soldados, cerca de 600 pessoas participaram da aula inaugural.

Em 17 de novembro do ano passado, a BM concluiu a formação da primeira turma do Programa Anjos, com 137 militares em mais de 50 cidades do Estado que receberam seus breves de facilitadores. Em respeito aos protocolos de prevenção à Covid-19, a solenidade ocorreu por videoconferência.

Texto: Carlos Ismael Moreira/SSP e Ascom BM
Edição: Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública