Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM monta esquema especial para garantir formatura de novos soldados durante pandemia

Publicação:

Card em fundo cinza escuro. No canto superior esquerdo, quadrinhos verde, vermelho e amarelo (bandeira RS). Ao centro, ícone de uma folha de papel com um lápis e o texto "Aviso de Pauta". No canto inferior direito, logo do governo.
Aviso de Pauta - Foto: Comunicação Social SSP

Na próxima sexta-feira (29/5), às 14 horas, o comando-geral da Brigada Militar realiza a formatura de 41 novos soldados do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Para oferecer aos formados a tão sonhada solenidade, que vai ocorrer no ginásio da Escola de Educação Física da BM – Avenida Coronel Aparício Borges, nº 2.001, em Porto Alegre –, a instituição montou um esquema especial de prevenção ao coronavírus.

A formatura é a primeira realizada pela instituição durante o período de pandemia da Covid-19. O evento visa garantir a realização de um sonho dos novos policiais militares sem descumprir as medidas previstas no Decreto Estadual N° 55.240, que institui o sistema de distanciamento controlado, e no Decreto Estadual N° 55.241, que determina a aplicação das medidas sanitárias durante a pandemia.

A solenidade se dará da seguinte forma: 10 alunos serão formados por vez, acompanhados de seus respectivos padrinhos e do comando da Instituição. Todos farão uso de máscaras no local, que é amplo e arejado.Controle de temperatura, álcool gel e presença da equipe de saúde da instituição também fazem parte das medidas sanitárias adotadas.

Os formandos iniciaram o curso em agosto de 2019, na Escola de Formação e Especialização de Soldados – polo Porto Alegre (EsFes –POA), onde cumpriram um planejamento de 1.675 horas-aulas. O curso engloba conhecimentos específicos da atividade policial militar, disciplinas de Direito Penal, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Sociologia da violência, Uso da força e da arma de fogo, Decisão de tiro, Defesa pessoal, Medicina Legal, Policiamento ostensivo, entre outras.

Nos meses de janeiro, fevereiro e março os novos soldados da Brigada Militar realizaram o estágio operacional e supervisionado, atuando em apoio ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) e ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral.


AVISO DE PAUTA

  • O quê? Formatura de 41 novos soldados da Brigada Militar
  • Quando? Sexta-feira (29/5), às 14 horas.
  • Onde? Ginásio da Escola de Educação Física da Brigada Militar (EsEF) –Avenida Coronel Aparício Borges, nº 2.001, Porto Alegre.

Texto: SD Adriély Escouto/PM5
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública