Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Capitã Mariana e escrivã Camila: mulheres pioneiras na aviação da Brigada Militar e Polícia Civil

Publicação:

A escrivã da PC Camila Meggiolaro dos Santos, e a capitã da BM Mariana Tigik Hoffmann, ao lado das aeronaves das instituições
A escrivã Camila da PC e a capitã Mariana da BM são as primeiras mulheres a pilotarem aeronaves nas corporações - Foto:

Elas estudaram muito, passaram por seleção, treinamento, e hoje já voam a bordo de aeronaves das forças de segurança do Estado. A escrivã da Polícia Civil Camila Meggiolaro dos Santos, 31 anos, e a capitã da Brigada Militar Mariana Tigik Hoffmann, 38 anos, são as primeiras mulheres a pilotarem aeronaves nas corporações.

De dezembro a março, Camila sobrevoou o litoral gaúcho na Operação RS Verão Total com o helicóptero Gavião 1 da Polícia Civil. A piloto, que sempre quis seguir a profissão na aviação, conta que espera incentivar outras mulheres.

escrivã Camila, com o uniforme de voo, em frente a ao helicóptero da Polícia Civil
A escrivã Camila espera incentivar outras mulheres a seguirem a profissão - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
Detalhe do uniforme de voo, com o nome da escrivã Camila e o brasão da Polícia Civil
- Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

“No litoral eu fui presenteada com muitas situações de mães com meninas, principalmente pequenas, nos procurando para tirar foto, para conhecer a aeronave, e aproveitando a oportunidade para incentivar as meninas ao ingresso na corporação ou demonstrar a elas que podem chegar aonde querem”, ressalta Camila. 

A capitã Mariana também protagonizou um momento histórico. Ainda em formação no Batalhão de Aviação da BM, ela fez, em fevereiro, o primeiro voo no Guapo 10 – avião Embraer 710 Carioca –, sem a presença de instrutor.

“Este ano foi feito o primeiro voo com uma mulher e ano que vem vai ser o centenário do primeiro voo da Brigada Militar. Vou ser uma pilota já completa, apta a fazer as atividades de segurança pública porque ainda estou em período de instrução. Então, para mim, vai ser algo ímpar. E acredito que vai ser muito relevante para a história da Brigada e do Batalhão de Aviação”, disse.

Capitã Mariana, com a farda de voo da BM, ao lado da aeronave da instituição

detalhe da farda de piloto da BM com o nome da capitã Mariana e o brevê de aviação com o brasão da instituição
- Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini
A piloto pioneira na BM destaca a presença de mulheres na aviação. “Fico muito feliz com isso, pela receptividade dos colegas, de todos aqui, de todos que trabalham no batalhão, dos mecânicos, dos tripulantes. E realmente, tratada de forma igual a todos os pilotos, sem discriminação nenhuma”. 

Texto: Camila Martins/Secom
Edição: Marcelo Flach/Secom

00:00:00/00:00:00

Mulheres pioneiras na Aviação da Brigada Militar e Polícia Civil

Mulheres pioneiras na Aviação da Brigada Militar e Polícia Civil Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Secretaria da Segurança Pública