Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul completa 126 anos

Publicação:

Aniversário de 126 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (cbmrs)
- - Foto: Divulgação/CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) no Estado comemora hoje, dia 1º de março, seu 126º aniversário. Inicialmente administrada pelo município, e denominada Companhia de Bombeiros de Porto Alegre, o 1º Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul contava com um efetivo de 17 homens – os “dezessete legendários bombeiros”.

Com características militares e veículos movidos à tração animal, o Corpo de Bombeiros, à época, estruturava-se em 1ª Seção de Incêndio localizada na Rua Jerônimo Coelho, em Porto Alegre e 2ª Seção de Incêndio, localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro de Porto Alegre. A Corporação era mantida através da cobrança de uma taxa, junto de impostos do comércio, da indústria e proprietários de imóveis, além de auxílio da Intendência Municipal e das Companhias Seguradoras contra o fogo.

Hoje, o CBMRS é uma instituição autônoma, que integra as forças da Secretaria da Segurança Pública do RS. Tem unidades que, a partir de 93 municípios, atendem todos os cantos do Estado, cerca de 3 mil servidores na ativa, distribuídos em 12 Batalhões de Bombeiro Militar e uma Companhia Especial de Busca e Salvamento, veículos modernos e de alta tecnologia, além de um legado de honra e serviços à população gaúcha. Mesmo neste momento crítico de pandemia, os homens e mulheres do CBMRS nunca param e seguem firmes na missão de proteger a sociedade, mesmo que com o risco da própria vida.

Olhando para o passado, construímos o presente e planejamos o futuro, sempre com a missão de Salvar e Proteger. Vida longa ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul!

00:00:00/00:00:00

126 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul

Canal oficial da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as novidades sobre as forças de segurança gaúchas. Acesse também as páginas no Twitter e Instagram (@ssp_rs), no Facebook (SegurancaPub Crédito: SSP RS

Texto: Ascom CBMRS
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Secretaria da Segurança Pública