Despedida dos bombeiros tem honras fúnebres e cortejo

Cadetes guardam o esquife do bombeiro tombado durante combate ao incêndio no prédio da SSP
Oito cadetes fizeram a guarda dos caixões, a ação é chamada Câmara Ardente - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

A despedida ao 1° tenente Deroci de Almeida da Costa e do 2° sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós foi realizada durante a tarde desta quinta-feira (22/07) na sede do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, em Porto Alegre. Os servidores do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) perderam a vida durante o combate ao incêndio que ocorreu na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) há uma semana. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, compareceram no velório de honra aos servidores.

Durante toda cerimônia, os caixões foram cobertos com a bandeira do Estado e, em frente, o capacete dos combatentes. Pouco antes do encerramento do ato, o capacete e a bandeira foram entregues aos familiares dos bombeiros. O comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, entregou as honrarias para que o tenente Maximiliano de Jesus Lima e Pires e o
tenente Rafael Vieira Cabral passassem às mãos da família do 1° tenente Almeida. A major Jaqueline da Silva Ferreira e o major Rodrigo Martini Rodrigues repassaram o capacete e a bandeira para os familiares do 2° sargento Munhós.

Cadetes fazem a guarda dos caixões dos bombeiros tombados em serviço
Vestindo a farda de gala, os cadetes guardaram os esquifes - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

Ao longo de todo ato, oito cadetes (alunos-oficiais da corporação), vestidos com a farda de gala do CBMRS, fizeram a guarda dos caixões. Essa ação é a chamada câmara ardente.
As 17 horas, a guarda de honra do CBMRS, composta por 18 cadetes, abriram um corredor, em posição de sentido, por onde foram conduzidos os caixões do 1º tenente Almeida e do 2º sargento Munhós.

Ao toque da corneta, os cadetes prestaram continência e uma salva de tiros, com três disparos de cada um, marcando a homenagem. Seis cadetes carregaram cada um dos caixões em direção ao auto-escada mecânica,  onde foram transportados até o Crematório Martinho Lutero, em cortejo acompanhado por outras 11 viaturas do CBM, além de veículos da Brigada Militar e da Polícia Civil. Em todo trajeto, a batedores da BM e a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) deu apoio com bloqueios de trânsito.

No início da tarde, o governador prestou solidariedade às famílias dos dois combatentes.  "Estou aqui expressando o sentimento que é de cada gaúcho e gaúcha neste momento, que é o sentimento de admiração, respeito e orgulho pela força dos nossos bombeiros, bem como de todos nossos soldados e oficiais que se dedicam a causa da Segurança Pública. Se nós vivemos um pouco mais tranquilos, é porque a gente sabe que têm gigantes heróis, como o Munhós e o Almeida, que se oferecem com a própria vida para proteger a cada um de nós", disse Leite.

Vice Governador e Secretario da Segurança Pública Delegado Ranolfo Vieira Junior Presta condolências as famílias
Vice Governador e Secretario da Segurança Pública Ranolfo Vieira Junior prestou condolências as famílias - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

O vice-governador, delegado Ranolfo, também empenhou toda sua solidariedade às famílias dos dois bombeiros mortos em serviço. "Nosso enorme reconhecimento e respeito ao tenente Almeida e ao sargento Munhós. Dois bravos e heroicos bombeiros militares que, infelizmente, perdemos. Nosso agradecimento e admiração a todos os agentes que atuaram nas buscas, ininterruptamente, durante quase uma semana. O RS tem orgulho do seu Corpo de Bombeiros Militar e da valentia dos seus servidores", enfatizou Ranolfo.

Texto: Lurdinha Matos/SSP
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP