Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Em Brasília, SSP discute enfrentamento ao tráfico de pessoas

Representantes da pasta participaram da 14º Reunião Técnica de Núcleos e Postos, promovido pelo MJSP

Publicação:

14º Reunião Técnica de Núcleos e Postos, promovido pelo MJSP
14º Reunião Técnica de Núcleos e Postos, promovido pelo MJSP - Foto: MJSP

Com o intuito de discutir o enfrentamento ao tráfico de pessoas e o atendimento ao migrante, representantes da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) participaram, em Brasília, da 14ª Reunião Técnica do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), promovida pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). O evento, realizado nos dias 13 e 14 deste mês, teve por objetivo fortalecer a cooperação com a Coordenação-Geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CGETP), além de intercambiar experiências e informações dentro da própria Rede de Núcleos e Postos, contando com a participação dos representantes de NETP e PAAHM de diversos Estados.

A diretora adjunta do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da SSP, delegada Viviane Nery Viegas, ressaltou a importância da integração entre unidades da federação, estreitando laços, e tornando a rede de enfrentamento cada vez mais forte.

Para Andréia Maria de Oliveira Farias, chefe da Divisão de Articulação da Rede e Gestão do Conselho Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), do MJSP, o encontro é de grande relevância para alinhar conhecimentos e trocar boas práticas. “Nesta reunião, podemos falar das ações de sucesso dos Estados e também ter conhecimento dos correlatos com temáticas de tráfico de pessoas”, destacou Andréia.

A reunião teve a participação de representantes de órgãos federais, sociedade civil organizada e pesquisadores das temáticas envolvidas, de modo a uniformizar as informações entre os órgãos e fomentar a capacitação e sensibilização quanto ao tema. Entre as pautas debatidas, foram abordados temas que dialogam com o enfrentamento ao tráfico de pessoas, como interiorização dos venezuelanos, canais de denúncia, grupo especial de fiscalização móvel e prevenção a vítima, além de questões relacionadas às atividades dos núcleos, postos e da CGETP.

Os núcleos e postos compõem a estrutura de governança da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Decreto nº 5.948/2006), sendo a maioria deles oriundos de convênios firmados pela Senajus. Os núcleos são responsáveis pela articulação da política a nível estadual, promovendo a comunicação entre os atores locais para o êxito da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PNETP). Já os postos foram criados para funcionar em espaços de grande circulação de migrantes e prestar atendimento imediato a cidadãos identificados como possíveis vítimas de tráfico de pessoas.

Secretaria da Segurança Pública