Geoportal disponibiliza painel com geolocalização dos batalhões do CBMRS

Trabalho é resultado da parceria entre a instituição e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG)

Mapa do Geoportal RS
A divulgação proativa dos dados é prevista na Lei de Acesso à Informação - Foto: Divulgação SPGG

Um painel temático com dados relativos a todos os batalhões municipais do Corpo de Bombeiros no estado já está disponível para consulta pública. O trabalho é fruto da primeira etapa da parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para adesão à Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede/RS), formalizada no mês de abril. O resultado da elaboração produzida pelo Departamento de Planejamento Governamental da SPGG (Deplan) permite acessar, além do painel temático, os metadados associados a todas as camadas que estão representadas.

Imagem da página principal do Geoportal RS. O Geoportal RS é a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do estado.
Geoportal RS, principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do estado. - Foto: Divulgação SPGG
Projeto estratégico da SPGG, a Iede/RS é umconjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, visando a facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais. Sua interface pública é o Geoportal RS, principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do estado. Entre os exemplos de materiais disponíveis hoje no Geoportal estão a Cartografia Interativa do estado, o Painel de Geolocalização das Escolas do RS, o Monitoramento da Vacinação da Covid-19, o Painel de Arboviroses e o Atlas Socioeconômico do RS.

A diretora Juliana Hoffmann, do Deplan, vinculado à Subsecretaria de Planejamento da SPGG (Deplan/Suplan), estrutura responsável pela coordenação e gerenciamento da Iede, destaca o aumento da oferta de informações de natureza espacial e a importância da parceria. “O CBMRS vem para somar no esforço de ampliação e melhoria constante da nossa infraestrutura de dados espaciais, será muito importante contar com esta instituição na superação dos desafios que temos pela frente, como as atividades que desenvolveremos junto ao Comitê Técnico Setorial”, ressalta.

O comandante-geral do CBMRS, coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, acrescenta que o acordo permite “disponibilizar à administração pública, às instituições acadêmicas e ao público em geral o acesso às informações do Corpo de Bombeiros Militar, de forma georreferenciadas, em razão das atribuições constitucionais do CBM, complementando ainda a divulgação proativa prevista na Lei de Acesso à Informação”.

Após a inserção dos dados dos batalhões, o próximo passo será a inserção de geoinformações relativas ao censo demográfico da instituição, serviços civis e auxiliares credenciados, atendimentos operacionais e informações de segurança contra incêndio.

Sobre a IEDE/RS

A IEDE/RS é construída a partir da reunião coordenada de arranjos e políticas institucionais pautadas por um grande arcabouço tecnológico. Sua plataforma tecnológica possui uma arquitetura descentralizada, baseada em serviços e interoperabilidade, em conformidade com a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e é composta por um catálogo de dados geoespaciais – vinculados a um sistema de gerenciamento de metadados –, serviços e aplicativos e um geoportal interativo.

Texto: Ascom/SPGG

Revisão: Kelly Motter/SSP