Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

HBM da Capital recebe o primeiro lote de vacinas contra Covid-19

Publicação:

Enfermeira do Hospital da Brigada de Porto Alegre, vacinando o primeiro brigadiano, atrás deles, uma agente da BM e o Secretário da Segurança Pública Adjunto, Coronel Marcelo Gomes Frota.
Soldado e técnico de enfermagem, Gilliard de Jesus da Rosa, foi o primeiro agente da BM a ser vacinado - Foto: Robson Alves/BM

O Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre (HBM/PA) recebeu nesta quarta-feira (21/1) o primeiro lote de vacinas para auxiliar no combate à disseminação do novo coronavírus. As vacinas serão destinadas aos profissionais da saúde, médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam no pronto atendimento, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e nos andares de internação de pacientes com Covid-19.

Contendo 110 doses, o primeiro lote da Coronavac foi entregue pelo secretário da Segurança Pública Adjunto, coronel Marcelo Gomes Frota ao diretor do Departamento de Saúde, coronel Igor Wolwacz Júnior e ao chefe da UTI do HBM/PA, capitão médico Alexandre Mariante Horn.

Somente no ano de 2020, foram realizados no local 7.088 atendimentos de casos suspeitos de Covid-19, com 225 internações em UTI e 18 óbitos. O hospital teve mais de 200 altas e realizou mais de 12 mil testes rápidos no efetivo da corporação.

Atuando incessantemente na luta contra a disseminação do vírus, em um momento histórico para a Brigada Militar, o primeiro brigadiano a receber a vacina foi o soldado Gilliard de Jesus da Rosa, técnico em enfermagem que atua na ambulância Covid. Em 2020, a ambulância do HBM/PA realizou mais de 30 remoções do interior do Estado para o hospital. Também foram vacinados o capitão médico Horn e o técnico em Enfermagem da UTI - Covid, Paulo Fernando Machado de Oliveira.

Participaram da entrega a chefe do Estado-Maior da BM, coronel Cristine Rasbold, o diretor do HBM/PA, tenente-coronel Artur Arregui Zilio, o tenente-coronel dentista Régis Reche, a chefe da enfermagem do HBM/PA, major Márcia Mariza Ferreira de Ávila, entre demais oficiais.

Texto: Ascom BM e Petra Karenina/Estagiária SSP

Edição: Lurdenir Matos/SSP

Secretaria da Segurança Pública